You are currently viewing Dia do Saci|Atividade de artes
Atividade dia do saci

Dia do Saci|Atividade de artes

O Dia do Saci é comemorado anualmente em 31 de outubro.

A data homenageia o Saci-Pererê, figura mitológica do imaginário folclórico brasileiro.
O Dia do Saci foi criado com o intuito de ajudar a valorizar o folclore nacional, em vez do Dia das Bruxas (Halloween), que é celebrado no mesmo dia, e nada tem a ver com a cultura brasileira.
Origem do Dia do Saci
Com o objetivo de fazer resistência à cultura norte-americana, a Comissão de Educação e Cultura elaborou o Projeto de Lei Federal nº 2.479, de 2013, que institui o 31 de Outubro como sendo o Dia do Saci.
No entanto, a Lei nº 11.669, de 13 de Janeiro de 2004, já oficializava o dia 31 de Outubro como Dia do Saci no estado de São Paulo.
Várias outras cidades também já decretaram leis que oficializam a data, com o mesmo intuito de reforçar a cultura e folclore nacional.
De acordo com a lei:

“Entendemos que a comemoração anual do “Dia do Saci” permitirá um contato sistemático com a variedade e a beleza das tradições do País, de modo a fortalecer o processo de consolidação da identidade nacional bem como a auto-estima do povo brasileiro”.
Outra data que também celebra o Saci-Pererê, assim como todos os outros personagens míticos da cultura brasileira é o Dia do Folclore.

A Lei n.° 2.479, de 2003, diz que:
“A data escolhida, 31 de outubro, dia em que se festeja o Halloween, “Dia das Bruxas”, nos Estados Unidos, parece-nos pertinente. A comemoração do Halloween no Brasil – como tantas outras celebrações da cultura norte-americana de forte apelo comercial – tem atraído cada vez maior número de jovens e crianças. Criar, na mesma data, o “Dia do Saci” é, portanto, uma forma de se oferecer à juventude brasileira a alternativa de festejar as manifestações de sua própria cultura.”

Hoje eu trago uma sugestão de atividade para a educação infantil  e o ensino fundamental com o tema dia das crianças

Quem gosta do material pode ajudar compartilhando os links do blog e via pix com qualquer valor, obrigada a todos! Chave pix [email protected]

OBSERVAÇÃO: Esse material é feito exclusivamente por mim! O material é para uso educacional e gratuito e somente pode ser compartilhado através do link desta postagem! Qualquer forma de copiar esse material e compartilhar em PDFS ou imagens e sem consentimento constitui crime, pela lei de direitos autorais!   

Nesse post você encontra o arquivo em PDF para baixar,  arquivo em imagem e em alguns post você encontra o vídeo com o passo a passo.

SUGESTÕES: As imagens estão disponíveis em PNG, que são de qualidade, e o material em PDF.

Para melhor impressão prefira sempre o arquivo em PDF pois tem uma resolução de alta qualidade.

Como você pode salvar as imagens?

Clica com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção abrir em uma nova guia.

Clique novamente com o botão direito do mouse em cima da imagem que foi aberta, na nova guia, e escolha a opção “salvar imagem como…” ou a opção copiar a imagem e neste caso você deve colar no local desejado.

Como baixar o PDF?

Clique no link “Clique aqui para baixar o arquivo em PDF” e  o download irá começar automaticamente. 

BNCC Educação Infantil

FAIXA ETÁRIA

  • Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
  • Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS

  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
  • TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

  • (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
  • (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais

 

BNCC Ensino Fundamental

ARTES DO 1º AO 5º ANO

Unidade temática: Artes visuais 

Objeto do conhecimento: Contextos e práticas

  • (EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Unidade temática: Artes visuais 

Objeto do conhecimento: Materialidades

  • (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais

Unidade temática: Artes visuais 

Objeto do conhecimento: Processos de criação

  • (EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
  • (EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

Clique aqui para baixar o arquivo em PDF

 

Atividade dia do saci
Atividade dia do saci
Dia do Saci
Dia do Saci
Atividade dia do saci
Atividade dia do saci
Atividade dia do saci
Atividade dia do saci
Atividade dia do saci
Atividade dia do saci
Atividade dia do saci
Atividade dia do saci
Atividade dia do saci
Atividade dia do saci
Atividade dia do saci
Atividade dia do saci

Leave a Reply