A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. O principal objetivo é potencializar a capacidade intelectual, cognitiva e social das crianças de zero a 5 anos.
É na educação infantil que os alunos em idade pré-escolar entre quatro a seis anos de idade aprendem a trabalhar a autonomia para interagir, questionar, comunicar-se, resolver problemas e refletir.
O mais interessante de tudo isso é a chance do próprio indivíduo construir seu conhecimento através de um aprendizado natural das linguagens oral e escrita, em dinâmicas que proporcionam alegria e prazer.
Essa etapa educacional também é desenvolvida nas creches, com crianças de 0 a 3 anos e comumente, na pré-escola.
A matrícula na educação infantil é obrigatória para crianças a partir de quatro anos, – seja em instituições públicas ou particulares – após a última alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), realizada em 2013.
A educação infantil possui grande importância no processo de formação da criança. Marca o início de uma jornada pautada em uma boa educação e construção de caráter.
Na educação infantil, o sentido criativo à aprendizagem é explorado por meio de uma rotina de atividades que estimulam o brincar, expressar, conhecer-se, participar e conviver em harmonia.
É nessa fase que crianças de 0 a 5 anos começam a desenvolver aspectos físico, psicológico, motor, social e emocional.
A BNCC na Educação Infantil diz que a criança tem o direito de expressar, como sujeito criativo, dialógico e sensível, suas emoções, necessidades, dúvidas, sentimentos, descobertas, hipóteses, questionamentos e opiniões — novamente, por meio de diferentes linguagens.
A seguir você encontrar algumas atividades e artigos que vão te ajudar com os pequenos na sala de aula