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RODA DA SORTE E LOUSA MÁGICA: ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR|ATIVIDADE LÚDICA PARA SONDAGEM INFANTIL NO RETORNO ÀS AULAS

RODA DA SORTE E LOUSA MÁGICA: ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR

Palavras-chave: educação infantil, alfabetização, sondagem inicial, atividade lúdica, roda da sorte, lousa mágica, coordenação motora, números, criatividade, habilidades cognitivas

Essa atividade é um exemplo dinâmico e divertido de sondagem inicial para crianças na educação infantil e início da alfabetização. O uso da roda da sorte em combinação com a lousa mágica promove:

  • Reconhecimento numérico: ao girar a roda e identificar os números sorteados.
  • Habilidades motoras finas: ao desenhar ou escrever os números na lousa mágica.
  • Atenção e concentração: ao seguir as instruções da atividade.
  • Criatividade: ao explorar diferentes formas de representar os números.

Essa abordagem gamificada permite ao professor observar a familiaridade das crianças com números, sua coordenação motora e até mesmo aspectos comportamentais, como paciência e engajamento. Uma prática lúdica e educativa que auxilia no planejamento das futuras intervenções pedagógicas.

ATIVIDADE LÚDICA PARA SONDAGEM INFANTIL NO RETORNO ÀS AULAS

TÍTULO:

ATIVIDADES LÚDICAS E INTERATIVAS PARA SONDAGEM INFANTIL: VOLTA ÀS AULAS COM DINÂMICA E CRIATIVIDADE


PALAVRAS-CHAVE:

sondagem infantil, educação infantil, alfabetização, volta às aulas, atividades lúdicas, acolhimento escolar, BNCC, desenvolvimento infantil, planejamento pedagógico, reconhecimento de letras, números, formas geométricas, cores, tablet mágico infantil


INTRODUÇÃO

A volta às aulas é um momento especial para acolher as crianças e iniciar o processo de sondagem infantil. Esse diagnóstico inicial é essencial para conhecer o nível de desenvolvimento de cada aluno, possibilitando um planejamento pedagógico que atenda às necessidades individuais e coletivas. Para tornar essa etapa mais interativa e agradável, atividades lúdicas com recursos modernos como o Tablet Mágico Infantil e a Roleta dos Números podem ser incorporadas de forma criativa.

Este post apresenta um guia completo com planejamento para duas semanas de atividades lúdicas voltadas para a sondagem infantil. Além disso, inclui links para ferramentas digitais e materiais práticos, como a Roleta dos Números e o Tablet Mágico, que facilitam o trabalho do professor e tornam o aprendizado mais divertido.


LINKS ÚTEIS


OBJETIVOS

  1. Realizar a sondagem inicial de forma interativa e divertida.
  2. Identificar o reconhecimento de letras, números, cores e formas geométricas.
  3. Avaliar o estágio de desenvolvimento gráfico, motor e cognitivo.
  4. Promover um ambiente acolhedor e estimulante no retorno às aulas.
  5. Planejar estratégias pedagógicas baseadas nos resultados da sondagem.

JUSTIFICATIVA

A sondagem inicial é essencial para compreender as habilidades e os conhecimentos prévios das crianças, possibilitando intervenções pedagógicas personalizadas. Utilizar ferramentas digitais como o Tablet Mágico e a Roleta dos Números transforma esse momento em uma experiência lúdica, engajando as crianças e promovendo um diagnóstico eficaz.


PLANEJAMENTO DE DUAS SEMANAS

SEMANA 1 – ACOLHIMENTO E DIAGNÓSTICO

Dia 1: Apresentação e Exploração do Tablet Mágico

  • Atividade: Cada criança desenha algo que represente suas férias no Tablet Mágico.
  • Objetivo: Avaliar habilidades motoras e de desenho.
  • Campo de Experiência: Traços, sons, cores e formas.
  • Habilidade BNCC: EI03CG03 – Representar o cotidiano por meio de desenhos.

Dia 2: Descubra o Número com a Roleta

  • Atividade: Utilize a Roleta dos Números. Cada criança gira e escreve o número sorteado no Tablet Mágico.
  • Objetivo: Identificar números e habilidades motoras na escrita.
  • Campo de Experiência: Corpo, gestos e movimentos.
  • Habilidade BNCC: EI02ET08 – Relacionar números e quantidades.

Dia 3: Jogo das Cores

  • Atividade: Apresente objetos coloridos. As crianças apontam as cores e registram seus favoritos no Tablet Mágico.
  • Objetivo: Avaliar reconhecimento e nomeação de cores.
  • Campo de Experiência: O eu, o outro e o nós.
  • Habilidade BNCC: EI03ET03 – Reconhecer cores em diferentes contextos.

Dia 4: Construindo Formas com Criatividade

  • Atividade: As crianças desenham formas geométricas (círculos, quadrados, triângulos) no Tablet Mágico e tentam recriá-las com objetos disponíveis na sala.
  • Objetivo: Avaliar a identificação e reprodução de formas geométricas.
  • Campo de Experiência: Traços, sons, cores e formas.
  • Habilidade BNCC: EI02ET05 – Identificar formas em diferentes contextos.

Dia 5: Letra do Meu Nome

  • Atividade: Cada criança escreve a primeira letra do nome no Tablet Mágico e tenta relacioná-la a palavras conhecidas.
  • Objetivo: Identificar o nível de conhecimento sobre letras do nome.
  • Campo de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • Habilidade BNCC: EI03ET05 – Identificar letras do próprio nome.

SEMANA 2 – DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES

Dia 6: História Interativa no Tablet

  • Atividade: O professor conta uma história curta, e as crianças desenham no Tablet Mágico algo relacionado à história.
  • Objetivo: Avaliar a interpretação e a expressão gráfica.
  • Campo de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • Habilidade BNCC: EI03ET07 – Compreender histórias contadas.

Dia 7: Cores e Quantidades

  • Atividade: As crianças sorteiam uma cor na roleta e contam quantos objetos dessa cor conseguem encontrar na sala.
  • Objetivo: Trabalhar o reconhecimento de cores e quantidades.
  • Campo de Experiência: O eu, o outro e o nós.
  • Habilidade BNCC: EI02ET08 – Relacionar números e cores a objetos.

Dia 8: Caça às Formas

  • Atividade: As crianças exploram a sala em busca de objetos que correspondam às formas geométricas desenhadas no Tablet.
  • Objetivo: Reforçar o conhecimento de formas geométricas.
  • Campo de Experiência: Corpo, gestos e movimentos.
  • Habilidade BNCC: EI02ET05 – Nomear formas geométricas.

Dia 9: Meu Primeiro Nome Completo

  • Atividade: As crianças tentam escrever seu nome completo no Tablet com o apoio do professor.
  • Objetivo: Avaliar o reconhecimento e a escrita do nome.
  • Campo de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • Habilidade BNCC: EI03ET05 – Identificar e escrever o próprio nome.

Dia 10: Apresentação dos Trabalhos

  • Atividade: Cada criança apresenta suas produções do Tablet Mágico para a turma, compartilhando o que aprendeu durante as atividades.
  • Objetivo: Promover interação social e autoconfiança.
  • Campo de Experiência: O eu, o outro e o nós.
  • Habilidade BNCC: EI03EO05 – Participar de apresentações e atividades coletivas.

FICHA DE ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL BIMESTRAL

Aspecto Avaliado Sim Não
Reconhece cores
Identifica formas geométricas
Reproduz formas geométricas
Reconhece números
Relaciona números a quantidades
Escreve espontaneamente
Reconhece letras do nome
Escreve letras do nome

CONCLUSÃO

O uso de ferramentas interativas como o Tablet Mágico Infantil e a Roleta dos Números transforma a sondagem inicial em um processo dinâmico e divertido. Com essas atividades, os professores conseguem não apenas diagnosticar o nível de desenvolvimento das crianças, mas também promover um retorno às aulas acolhedor e estimulante.

Gostou? Compartilhe com seus colegas e aplique essas ideias na sua sala de aula!

Ficha de Acompanhamento Bimestral