O Dia do Saci é comemorado anualmente em 31 de outubro.
A data homenageia o Saci-Pererê, figura mitológica do imaginário folclórico brasileiro.
O Dia do Saci foi criado com o intuito de ajudar a valorizar o folclore nacional, em vez do Dia das Bruxas (Halloween), que é celebrado no mesmo dia, e nada tem a ver com a cultura brasileira.
Origem do Dia do Saci
Com o objetivo de fazer resistência à cultura norte-americana, a Comissão de Educação e Cultura elaborou o Projeto de Lei Federal nº 2.479, de 2013, que institui o 31 de Outubro como sendo o Dia do Saci.
No entanto, a Lei nº 11.669, de 13 de Janeiro de 2004, já oficializava o dia 31 de Outubro como Dia do Saci no estado de São Paulo.
Várias outras cidades também já decretaram leis que oficializam a data, com o mesmo intuito de reforçar a cultura e folclore nacional.
De acordo com a lei:
“Entendemos que a comemoração anual do “Dia do Saci” permitirá um contato sistemático com a variedade e a beleza das tradições do País, de modo a fortalecer o processo de consolidação da identidade nacional bem como a auto-estima do povo brasileiro”.
Outra data que também celebra o Saci-Pererê, assim como todos os outros personagens míticos da cultura brasileira é o Dia do Folclore.
A Lei n.° 2.479, de 2003, diz que:
“A data escolhida, 31 de outubro, dia em que se festeja o Halloween, “Dia das Bruxas”, nos Estados Unidos, parece-nos pertinente. A comemoração do Halloween no Brasil – como tantas outras celebrações da cultura norte-americana de forte apelo comercial – tem atraído cada vez maior número de jovens e crianças. Criar, na mesma data, o “Dia do Saci” é, portanto, uma forma de se oferecer à juventude brasileira a alternativa de festejar as manifestações de sua própria cultura.”
Hoje eu trago uma sugestão de atividade para a educação infantil e o ensino fundamental com o tema dia das crianças
Quem gosta do material pode ajudar compartilhando os links do blog e via pix com qualquer valor, obrigada a todos! Chave pix [email protected]
OBSERVAÇÃO: Esse material é feito exclusivamente por mim! O material é para uso educacional e gratuito e somente pode ser compartilhado através do link desta postagem! Qualquer forma de copiar esse material e compartilhar em PDFS ou imagens e sem consentimento constitui crime, pela lei de direitos autorais!
Nesse post você encontra o arquivo em PDF para baixar, arquivo em imagem e em alguns post você encontra o vídeo com o passo a passo.
SUGESTÕES: As imagens estão disponíveis em PNG, que são de qualidade, e o material em PDF.
Para melhor impressão prefira sempre o arquivo em PDF pois tem uma resolução de alta qualidade.
Como você pode salvar as imagens?
Clica com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção abrir em uma nova guia.
Clique novamente com o botão direito do mouse em cima da imagem que foi aberta, na nova guia, e escolha a opção “salvar imagem como…” ou a opção copiar a imagem e neste caso você deve colar no local desejado.
Como baixar o PDF?
Clique no link “Clique aqui para baixar o arquivo em PDF” e o download irá começar automaticamente.
BNCC Educação Infantil
FAIXA ETÁRIA
- Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
- Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS
- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
- TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
- (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
- (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais
BNCC Ensino Fundamental
ARTES DO 1º AO 5º ANO
Unidade temática: Artes visuais
Objeto do conhecimento: Contextos e práticas
- (EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
Unidade temática: Artes visuais
Objeto do conhecimento: Materialidades
- (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais
Unidade temática: Artes visuais
Objeto do conhecimento: Processos de criação
- (EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
- (EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.