You are currently viewing Informatica educativa| Atividade Pugada e (des) pulgada sobre as cores

Informatica educativa| Atividade Pugada e (des) pulgada sobre as cores

Olá, queridos leitores! Hoje vou compartilhar com vocês uma atividade incrível que utilizei em minha aula de informática com as crianças da educação infantil. A atividade chama-se “Pulando até o Patinho Colorido” e é uma mistura perfeita entre atividades (des)plugadas e atividades no computador.

Para realizar essa atividade, preparei alguns quadros coloridos no chão, nas cores azul, amarelo, vermelho e verde. Cada quadro tinha um patinho correspondente à cor no final. Além disso, utilizei o computador para criar uma roleta de cores, que fiz através do site de jogos Wordwall (vou deixar o link da roleta disponível no post para vocês também).

Na atividade, as crianças tinham que ir até o computador, clicar no mouse e girar a roleta para sortear uma cor. Assim que a roleta parava em uma cor específica, a criança tinha que localizar no chão o quadro da cor sorteada e começar a pular nos quadradinhos daquela cor, seguindo a sequência, até chegar ao patinho correspondente.

Essa atividade foi muito divertida e envolvente para as crianças. Elas tiveram a oportunidade de interagir tanto com o ambiente físico, pulando nos quadros coloridos, quanto com o mundo digital, ao utilizar o computador para girar a roleta das cores. Foi uma maneira de unir o melhor dos dois mundos, proporcionando uma experiência completa e estimulante para os pequenos.

Além disso, a atividade trabalhou o reconhecimento e associação de cores, desenvolvendo a coordenação motora e o equilíbrio das crianças. Elas se divertiram muito pulando e dançando entre os quadradinhos coloridos, enquanto buscavam o patinho correspondente à cor sorteada.

Fiquei encantada ao ver o entusiasmo e alegria estampados nos rostinhos das crianças durante essa atividade. Ver a educação infantil explorando o mundo da tecnologia de forma lúdica e integrada às demais atividades é algo maravilhoso. Essa é apenas uma das muitas formas de utilizar a tecnologia como uma ferramenta educacional, estimulando o aprendizado de maneira divertida e significativa.

Espero que vocês tenham gostado dessa ideia de atividade (des)plugada e plugada ao mesmo tempo. Não deixem de experimentar em suas aulas ou até mesmo em casa com seus filhos. Acredito que todos irão se divertir muito e aprender de forma leve e prazerosa.

Até a próxima aventura educacional!

Quem gosta do material pode ajudar compartilhando os links do blog e via pix com qualquer valor, obrigada a todos! Chave pix [email protected]

OBSERVAÇÃO: Esse material é feito exclusivamente por mim! O material é para uso educacional e gratuito e somente pode ser compartilhado através do link desta postagem! Qualquer forma de copiar esse material e compartilhar em PDFS ou imagens e sem consentimento constitui crime, pela lei de direitos autorais!   

Como você pode salvar as imagens?

Clica com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção abrir em uma nova guia.

Clique novamente com o botão direito do mouse em cima da imagem que foi aberta, na nova guia, e escolha a opção “salvar imagem como…” ou a opção copiar a imagem e neste caso você deve colar no local desejado.

 

 

Clique aqui para baixar os quadrados coloridos e os patinhos em PDF

 

Leave a Reply