You are currently viewing Atividade Alimentação Saudável

Atividade Alimentação Saudável

Trabalhar o tema da alimentação saudável com crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental é de extrema importância para promover hábitos saudáveis desde cedo e desenvolver uma consciência alimentar adequada. Essa abordagem permite que as crianças compreendam a importância de uma alimentação equilibrada, formando uma base sólida para suas escolhas alimentares futuras.

Ao trabalhar o tema da alimentação saudável, alguns códigos, objetivos de aprendizagem e campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para crianças pequenas podem ser explorados:

  • Conviver:Estimular o respeito e a convivência saudável, promovendo a compreensão de que cada pessoa tem necessidades alimentares diferentes.

Campos de experiências da BNCC: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação.

  • Brincar: Promover a exploração de alimentos saudáveis através de brincadeiras, jogos e atividades lúdicas.

Campos de experiências da BNCC: O eu, o outro e o nós; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

  •  Participar: Incentivar a participação ativa das crianças na escolha e preparação de alimentos saudáveis, envolvendo-as em práticas culinárias simples.

Campos de experiências da BNCC: Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas.

  • Explorar:Estimular a exploração sensorial dos alimentos, incentivando a experimentação de diferentes texturas, sabores e cores.

Campos de experiências da BNCC: O eu, o outro e o nós, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, Traços, sons, cores e formas.

Ao abordar a alimentação saudável, também é possível integrar diversas áreas do conhecimento, tais como:

  • Ciências: Exploração dos grupos alimentares, nutrientes e seus benefícios para o organismo.
  • Matemática: Contagem de porções, análise de rótulos e medidas durante as atividades culinárias.
  • Linguagem: Desenvolvimento da linguagem oral através de discussões sobre alimentos e elaboração de receitas simples.
  • Artes: Exploração de cores e texturas dos alimentos, criação de obras de arte utilizando alimentos.
  • Educação Física: Promoção de atividades físicas e esportivas relacionadas à alimentação saudável.

Em resumo, trabalhar o tema da alimentação saudável com crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental é fundamental para desenvolver hábitos saudáveis, estimular a consciência alimentar e promover o bem-estar físico e emocional das crianças. Além disso, essa abordagem permite a integração de diferentes áreas do conhecimento, enriquecendo o processo de aprendizagem de forma lúdica e significativa.

Quem gosta do material pode ajudar compartilhando os links do blog e via pix com qualquer valor, obrigada a todos! Chave pix [email protected]

OBSERVAÇÃO: Esse material é feito exclusivamente por mim! O material é para uso educacional e gratuito e somente pode ser compartilhado através do link desta postagem! Qualquer forma de copiar esse material e compartilhar em PDFS ou imagens e sem consentimento constitui crime, pela lei de direitos autorais!   

Como você pode salvar as imagens?

Clica com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção abrir em uma nova guia.

Clique novamente com o botão direito do mouse em cima da imagem que foi aberta, na nova guia, e escolha a opção “salvar imagem como…” ou a opção copiar a imagem e neste caso você deve colar no local desejado.

 

 

 

 

Leave a Reply