You are currently viewing Modelos de relatórios para o quarto bimestre

Modelos de relatórios para o quarto bimestre

Olá professor  e professora! Seja  bem-vindo(a) ao meu blog!

Hoje eu trago dois modelos de relatórios para o quarto bimestre/ 2º semestre para a educação infantil

Quem gosta do material pode ajudar compartilhando os links do blog e via pix com qualquer valor, obrigada a todos! Chave pix [email protected]

OBSERVAÇÃO: Esse material e feito exclusivamente por mim! O material é para uso educacional e gratuito e somente pode ser compartilhado através do link desta postagem! Qualquer forma de copiar esse material e compartilhar em PDFS ou imagens e sem consentimento constitui crime, pela lei de direitos autorais!

MODELO 1

O seguinte relatório visa avaliar o desenvolvimento das capacidades e competências dentro do eixos estruturantes da BNCC: as interações e as brincadeiras, por meio das habilidades desenvolvidas nos campos de experiências pelo (A) aluno(a) (NOME DO ALUNO) durante este ano letivo.

Aspecto sócio emocional 

       Durante o ano letivo foi possível verificar que (NOME DO ALUNO) é uma criança comunicativa, e observador. Se destaca muito em artes e adora desenhar personagens para jogos e desenhos animados. Tem uma imaginação muito fértil e possui um bom desenvolvimento lógico.

   Ele trabalha muito bem em grupo, respeitando normas e regras com facilidade, seguindo rotina e demonstrando incrível habilidade para lidar com o outro. 

     (NOME DO ALUNO) é uma criança  muito afetuosa e sempre faz questão de demonstrar o seu carinho para a professora e  os amigos.

   Na linguagem oral ampliou seu repertório linguístico.Articula corretamente as palavras.Realiza reconto de histórias com facilidade,coerência dos fatos e canta.    

     Foi possível observar que (NOME DO ALUNO) expressa nas brincadeiras seus mais diversos sentimentos e emoções, principalmente quando é possível trazer para as brincadeiras fatos vivenciados no cotidiano com a família, e isso é constante em seus momentos de diálogo.

com as bonecas ou com as amigas.

        É autônomo e seguro para realizar as tarefas propostas, não necessitando da ajuda da professora nos conceitos que já conhece. O aluno é  cuidadoso e rápido na execução das tarefas desenvolvidas.

     (NOME DO ALUNO) participa das atividades propostas,opinando, dialogando e interagindo com a turma.

 Aspecto psicomotor

    Ao longo do ano, foi possível verificar que o aluno  demonstra facilidade em desenvolver as atividades de motricidade ampla: salta, corre, sobe e desce obstáculos com desenvoltura e habilidade. 

     Sua coordenação motora fina das mãos e dos dedos continua em  um bom nível de desenvolvimento, o que demonstra no traçado de linhas e círculos e mesmo no manuseio dos demais materiais, o aluno realiza a pegada do lápis corretamente.

     Aspecto cognitivo

    (NOME DO ALUNO)  já reconhece o próprio nome e o escreve sem apoio da ficha. Identifica o nome de outros colegas da turma, reconhecendo inclusive a letra inicial.  Com auxílio da ficha do nome, o aluno consegue  identificar e grafar o seu seu sobrenome.

      Durante o ano, foram trabalhadas as letras do alfabeto nas atividades propostas. Foi possível verificar que o aluno reconhece, identifica e grafa algumas letras do alfabeto.

     Através das atividades de consiência  fonológica realizadas durante o ano, foi possível verificar que o aluno é capaz de perceber os sons da fala e manipulá-los. Ou seja, ele  consegue compreender que a linguagem oral é formada por várias estruturas fonéticas, que são as palavras, as sílabas.

      Durante todo ano letivo foram trabalhados diversos temas  e foi possível observar que o aluno participou de todos os temas propostos com empolgação e entusiasmo, sempre trazendo novas experiências  para incrementá-los. 

   Durante o ano, (NOME DO ALUNO) assimilou os conceitos apresentados dentro dos campos de experiências trabalhados.

       No campo de experiências  Eu, o outro e o nós,  o aluno  consegue agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

   Demonstrou empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. Comunica suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

     O aluno é capaz de  usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

    (NOME DO ALUNO)   demonstra valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

  Durante o ano letivo de 2022 foi possível verificar que o aluno  ampliou as suas relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

      No Campo de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação,  é possível verificar que (NOME DO ALUNO) consegue  formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. Essa habilidade foi verificada nos momentos da roda de conversa, onde o aluno sempre comunicava suas ideias e fazia perguntas. 

      O aluno consegue levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea ou copiando-as do quadro.

       (NOME DO ALUNO) consegue  recontar histórias ouvida para produção de reconto escrito.É capaz de criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

       No Campo de experiências: Corpo, gestos e movimentos, o aluno foi capaz de criar  com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.Essa habilidade foi observada na atividade com músicas,, onde o aluno conseguiu imitar todas as expressões  apresentadas nas músicas.

     O aluno consegue coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Demonstrou  controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

    Demonstrou habilidades em controlar e adequar  o uso do seu seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

     Durante o ano letivo, o aluno adotou hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.

     No Campo de Experiências Espaços, tempos, quantidades e relações foi possível verificar que o aluno  relaciona números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.  (NOME DO ALUNO) consegue contar oralmente objetos, pessoas, brinquedos e  etc… em contextos diversos.  Reconhece, Identifica, grafa os nuḿeros 0 a 10. 

     Reconhece, identifica e desenha as formas geométricas nas mais diversas situações.

   O aluno é capaz de  estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

     Durante a janelinha do tempo, foi possível verificar que  o aluno é capaz de observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.). 

     Durante as atividades de experiências realizadas durante o ano letivo, foi possível observar que o aluno é capaz de observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

      No Campo de Experiências Traços, sons, cores e formas, o aluno consegue  reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre),e utilizá-las em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

   O aluno consegue expressar-se por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidim

ensionais e tridimensionais.    

     (NOME DO ALUNO) consegue utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais e festas.

       Podemos concluir que para esse período o aluno demonstrou um bom desenvolvimento global. Adquirindo novos conhecimentos, podendo melhorar ainda mais no próximo ano.

MODELO 2

O seguinte relatório visa avaliar o desenvolvimento das capacidades e competências dentro do eixos estruturantes da BNCC: as interações e as brincadeiras, por meio das habilidades desenvolvidas nos campos de experiências pelo (A) aluno(a)  NOME DO ESTUDANTE  durante este ano letivo.

Aspecto sócio emocional 

       Durante o ano letivo foi possível verificar que  NOME DO ESTUDANTE  é uma criança é uma criança comunicativa, amiga e extremamente solidária. Ela trabalha muito bem em grupo, respeitando normas e regras com facilidade, seguindo rotina e demonstrando incrível habilidade para lidar com o outro.   

   Na linguagem oral ampliou seu repertório linguístico. Articula corretamente as palavras.Realiza reconto de histórias com facilidade,coerência dos fatos e canta.    

     Foi possível observar que,  NOME DO ESTUDANTE  expressa nas brincadeiras seus mais diversos sentimentos e emoções, principalmente quando é possível trazer para as brincadeiras fatos vivenciados no cotidiano com a família, e isso é constante em seus momentos de diálogo.

com as bonecas ou com as amigas.

        É autônoma e segura para realizar as tarefas propostas, não necessitando da ajuda da professora nos conceitos que já conhece.

      NOME DO ESTUDANTE  participa das atividades propostas,opinando, dialogando e interagindo com a turma.

 Aspecto psicomotor

    Ao longo do ano, foi possível verificar que a aluna  demonstra facilidade em desenvolver as atividades de motricidade ampla: salta, corre, sobe e desce obstáculos com desenvoltura e habilidade. 

     Sua coordenação motora fina das mãos e dos dedos continua em desenvolvimento  num bom nível de desenvolvimento, o que demonstra no traçado de linhas e círculos e mesmo no manuseio dos demais materiais. A aluna realiza a pegada do lápis corretamente.

         Aspecto cognitivo

     NOME DO ESTUDANTE   já reconhece o próprio nome e o escreve sem apoio da ficha. Identifica o nome de outros colegas da turma, reconhecendo inclusive a letra inicial.  Com auxílio da ficha do nome, a aluna consegue  identificar e grafar o seu seu sobrenome.

       Durante o ano, foram trabalhadas as letras do alfabeto tanto na grafia quanto no som. Foi possível verificar que a aluna reconhece, identifica e grafa algumas letras do alfabeto. 

     Através das atividade de consiẽcia fonológicas realizadas durante o ano, foi possível verificar que aluna é capaz de perceber os sons da fala e manipulá-los. Ou seja, ela  consegue compreender que a linguagem oral é formada por várias estruturas fonéticas, que são as palavras, as sílabas e, por fim, os fonemas

      Durante todo ano letivo foram trabalhados diversos temas  e foi possível observar que a aluna participou de todos os temas propostos com empolgação e entusiasmo, sempre trazendo novas experiências  para incrementá-los. 

 Durante o ano,   NOME DO ESTUDANTE  assimilou os conceitos apresentados dentro dos campos de experiências trabalhados.

       No campo de experiências  Eu, o outro e o nós,  a aluna  consegue agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

   Demonstrou empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. Comunica suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

     A aluna é capaz de  usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

     NOME DO ESTUDANTE    demonstra valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

  Durante o ano letivo de 2022 foi possível verificar que a aluna  ampliou as suas relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

      No Campo de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação,  é possível verificar que a  NOME DO ESTUDANTE  consegue  formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. Essa habilidade foi verificada nos momentos da roda de conversa, onde a aluna sempre comunicava suas ideias e fazia perguntas. 

      A aluna consegue levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea ou copiando-as do quadro.

        NOME DO ESTUDANTE  consegue  recontar histórias ouvida para produção de reconto escrito.É capaz de criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

       No Campo de experiências: Corpo, gestos e movimentos, a aluna foi capaz de criar  com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.Essa habilidade foi observada na atividade com músicas,, onde a aluna conseguiu imitar todas as expressões  apresentadas nas músicas.

     A aluna consegue coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Demonstrou  controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

    Demonstrou habilidades em controlar e adequar  o uso do seu seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

     Durante o ano letivo, a aluna adotou hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.

     No Campo de Experiências Espaços, tempos, quantidades e relações foi possível verificar que a aluna  relaciona números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.   NOME DO ESTUDANTE  consegue contar oralmente objetos, pessoas, brinquedos e  etc… em contextos diversos.  Reconhece, Identifica, grafa os nuḿeros 0 a 10. 

     Reconhece, identifica e desenha as formas geométricas nas mais diversas situações.

   A aula é capaz de  estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

     Durante a janelinha do tempo, foi possível verificar que  a aluna é capaz de observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.). 

     Durante as atividades de experiências realizadas durante o ano letivo, foi possível observar que a aluna é capaz de observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

      No Campo de Experiências Traços, sons, cores e formas, a aluna consegue  reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre),e utilizá-las em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

   A aluna consegue expressar-se por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.    

      NOME DO ESTUDANTE  consegue utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais e festas.

       Podemos concluir que para esse período a aluna demonstrou um bom desenvolvimento global. Adquirindo novos conhecimentos, podendo melhorar ainda mais no próximo ano.

 

MODELO 3

O seguinte relatório visa avaliar o desenvolvimento das capacidades e competências dentro do eixos estruturantes da BNCC: as interações e as brincadeiras, por meio das habilidades desenvolvidas nos campos de experiências pelo (A) aluno(a)  NOME DO ESTUDANTE  durante este ano letivo.

Aspecto sócio emocional 

       Durante o ano letivo foi possível verificar que  NOME DO ESTUDANTE  é uma criança é uma criança comunicativa, amiga e extremamente solidária. Ela trabalha muito bem em grupo, respeitando normas e regras com facilidade, seguindo rotina e demonstrando incrível habilidade para lidar com o outro.   

   Na linguagem oral ampliou seu repertório linguístico. Articula corretamente as palavras.Realiza reconto de histórias com facilidade,coerência dos fatos e canta.    

     Foi possível observar que,  NOME DO ESTUDANTE  expressa nas brincadeiras seus mais diversos sentimentos e emoções, principalmente quando é possível trazer para as brincadeiras fatos vivenciados no cotidiano com a família, e isso é constante em seus momentos de diálogo.

com as bonecas ou com as amigas.

        É autônoma e segura para realizar as tarefas propostas, não necessitando da ajuda da professora nos conceitos que já conhece.

      NOME DO ESTUDANTE  participa das atividades propostas,opinando, dialogando e interagindo com a turma.

 Aspecto psicomotor

    Ao longo do ano, foi possível verificar que a aluna  demonstra facilidade em desenvolver as atividades de motricidade ampla: salta, corre, sobe e desce obstáculos com desenvoltura e habilidade. 

     Sua coordenação motora fina das mãos e dos dedos continua em desenvolvimento  num bom nível de desenvolvimento, o que demonstra no traçado de linhas e círculos e mesmo no manuseio dos demais materiais. A aluna realiza a pegada do lápis corretamente.

     Aspecto cognitivo

     NOME DO ESTUDANTE   já reconhece o próprio nome e o escreve sem apoio da ficha. Identifica o nome de outros colegas da turma, reconhecendo inclusive a letra inicial.  Com auxílio da ficha do nome, a aluna consegue  identificar e grafar o seu seu sobrenome.

       Durante o ano, foram trabalhadas as letras do alfabeto tanto na grafia quanto no som. Foi possível verificar que a aluna reconhece, identifica e grafa algumas letras do alfabeto. 

     Através das atividade de consiẽcia fonológicas realizadas durante o ano, foi possível verificar que aluna é capaz de perceber os sons da fala e manipulá-los. Ou seja, ela  consegue compreender que a linguagem oral é formada por várias estruturas fonéticas, que são as palavras, as sílabas e, por fim, os fonemas

      Durante todo ano letivo foram trabalhados diversos temas  e foi possível observar que a aluna participou de todos os temas propostos com empolgação e entusiasmo, sempre trazendo novas experiências  para incrementá-los. 

 Durante o ano,   NOME DO ESTUDANTE  assimilou os conceitos apresentados dentro dos campos de experiências trabalhados.

       No campo de experiências  Eu, o outro e o nós,  a aluna  consegue agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

   Demonstrou empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. Comunica suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

     A aluna é capaz de  usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

     NOME DO ESTUDANTE    demonstra valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

  Durante o ano letivo de 2022 foi possível verificar que a aluna  ampliou as suas relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

      No Campo de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação,  é possível verificar que a  NOME DO ESTUDANTE  consegue  formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. Essa habilidade foi verificada nos momentos da roda de conversa, onde a aluna sempre comunicava suas ideias e fazia perguntas. 

      A aluna consegue levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea ou copiando-as do quadro.

        NOME DO ESTUDANTE  consegue  recontar histórias ouvida para produção de reconto escrito.É capaz de criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

       No Campo de experiências: Corpo, gestos e movimentos, a aluna foi capaz de criar  com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.Essa habilidade foi observada na atividade com músicas,, onde a aluna conseguiu imitar todas as expressões  apresentadas nas músicas.

     A aluna consegue coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Demonstrou  controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

    Demonstrou habilidades em controlar e adequar  o uso do seu seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

     Durante o ano letivo, a aluna adotou hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.

     No Campo de Experiências Espaços, tempos, quantidades e relações foi possível verificar que a aluna  relaciona números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.   NOME DO ESTUDANTE  consegue contar oralmente objetos, pessoas, brinquedos e  etc… em contextos diversos.  Reconhece, Identifica, grafa os nuḿeros 0 a 10. 

     Reconhece, identifica e desenha as formas geométricas nas mais diversas situações.

   A aula é capaz de  estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

     Durante a janelinha do tempo, foi possível verificar que  a aluna é capaz de observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.). 

     Durante as atividades de experiências realizadas durante o ano letivo, foi possível observar que a aluna é capaz de observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

      No Campo de Experiências Traços, sons, cores e formas, a aluna consegue  reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre),e utilizá-las em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

   A aluna consegue expressar-se por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.    

      NOME DO ESTUDANTE  consegue utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais e festas.

       Podemos concluir que para esse período a aluna demonstrou um bom desenvolvimento global. Adquirindo novos conhecimentos, podendo melhorar ainda mais no próximo ano.

MODELO 4

  Durante o ano letivo foi possível verificar que  NOME DO ESTUDANTE é uma criança é uma criança comunicativa, amiga e extremamente solidária. Ela trabalha muito bem em grupo, respeitando normas e regras com facilidade, seguindo rotina e demonstrando incrível habilidade para lidar com o outro.   

   Na linguagem oral ampliou seu repertório linguístico. Articula corretamente as palavras.Realiza reconto de histórias com facilidade,coerência dos fatos e canta.    

     Foi possível observar que,  NOME DO ESTUDANTE expressa nas brincadeiras seus mais diversos sentimentos e emoções, principalmente quando é possível trazer para as brincadeiras fatos vivenciados no cotidiano com a família, e isso é constante em seus momentos de diálogo.

com as bonecas ou com as amigas.

        É autônoma e segura para realizar as tarefas propostas, não necessitando da ajuda da professora nos conceitos que já conhece.

      NOME DO ESTUDANTE participa das atividades propostas,opinando, dialogando e interagindo com a turma

 Aspecto psicomotor

    Ao longo do ano, foi possível verificar que a aluna  demonstra facilidade em desenvolver as atividades de motricidade ampla: salta, corre, sobe e desce obstáculos com desenvoltura e habilidade. 

     Sua coordenação motora fina das mãos e dos dedos continua em desenvolvimento  

     Aspecto cognitivo

     NOME DO ESTUDANTE  já reconhece o próprio nome e o escreve sem apoio da ficha. Identifica o nome de outros colegas da turma, reconhecendo inclusive a letra inicial.  Com auxílio da ficha do nome, a aluna consegue  identificar e grafar o seu seu sobrenome.

       Durante o ano, foram trabalhadas as letras do alfabeto tanto na grafia quanto no som. Foi possível verificar que a aluna reconhece, identifica e grafa algumas letras do alfabeto. 

     Através das atividade de consiẽcia fonológicas realizadas durante o ano, foi possível verificar que aluna é capaz de perceber os sons da fala e manipulá-los. Ou seja, ela  consegue compreender que a linguagem oral é formada por várias estruturas fonéticas, que são as palavras, as sílabas e, por fim, os fonemas

      Durante todo ano letivo foram trabalhados diversos temas  e foi possível observar que a aluna participou de todos os temas propostos com empolgação e entusiasmo, sempre trazendo novas experiências  para incrementá-los. 

 Durante o ano,   NOME DO ESTUDANTE assimilou os conceitos apresentados dentro dos campos de experiências trabalhados.

       No campo de experiências  Eu, o outro e o nós,  a aluna  consegue agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

   Demonstrou empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. Comunica suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

     A aluna é capaz de  usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

     NOME DO ESTUDANTE   demonstra valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

  Durante o ano letivo de 2022 foi possível verificar que a aluna  ampliou as suas relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

      No Campo de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação,  é possível verificar que NOME DO ESTUDANTE consegue  formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. Essa habilidade foi verificada nos momentos da roda de conversa, onde a aluna sempre comunicava suas ideias e fazia perguntas. 

      A aluna consegue levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea ou copiando-as do quadro.

        NOME DO ESTUDANTE consegue  recontar histórias ouvida para produção de reconto escrito.É capaz de criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

       No Campo de experiências: Corpo, gestos e movimentos, a aluna foi capaz de criar  com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.Essa habilidade foi observada na atividade com músicas,, onde a aluna conseguiu imitar todas as expressões  apresentadas nas músicas.

     A aluna consegue coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Demonstrou  controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

    Demonstrou habilidades em controlar e adequar  o uso do seu seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

     Durante o ano letivo, a aluna adotou hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.

     No Campo de Experiências Espaços, tempos, quantidades e relações foi possível verificar que a aluna  relaciona números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.   NOME DO ESTUDANTE consegue contar oralmente objetos, pessoas, brinquedos e  etc… em contextos diversos.  Reconhece, Identifica, grafa os nuḿeros 0 a 10. 

     Reconhece, identifica e desenha as formas geométricas nas mais diversas situações.

   A aula é capaz de  estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

     Durante a janelinha do tempo, foi possível verificar que  a aluna é capaz de observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.). 

     Durante as atividades de experiências realizadas durante o ano letivo, foi possível observar que a aluna é capaz de observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

      No Campo de Experiências Traços, sons, cores e formas, a aluna consegue  reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre),e utilizá-las em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

   A aluna consegue expressar-se por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.    

      NOME DO ESTUDANTE consegue utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais e festas.

       Podemos concluir que para esse período a aluna demonstrou um bom desenvolvimento global. Adquirindo novos conhecimentos, podendo melhorar ainda mais no próximo ano.

MODELO 5

  Durante o ano letivo foi possível verificar que  NOME DO ESTUDANTE é uma criança é uma criança comunicativa, amiga e extremamente solidária. Ela trabalha muito bem em grupo, respeitando normas e regras com facilidade, seguindo rotina e demonstrando incrível habilidade para lidar com o outro.   

   Na linguagem oral ampliou seu repertório linguístico. Articula corretamente as palavras.Realiza reconto de histórias com facilidade,coerência dos fatos e canta.    

     Foi possível observar que,  NOME DO ESTUDANTE expressa nas brincadeiras seus mais diversos sentimentos e emoções, principalmente quando é possível trazer para as brincadeiras fatos vivenciados no cotidiano com a família, e isso é constante em seus momentos de diálogo.

com as bonecas ou com as amigas.

        É autônoma e segura para realizar as tarefas propostas, não necessitando da ajuda da professora nos conceitos que já conhece.

      NOME DO ESTUDANTE participa das atividades propostas,opinando, dialogando e interagindo com a turma.

 Aspecto psicomotor

    Ao longo do ano, foi possível verificar que a aluna  demonstra facilidade em desenvolver as atividades de motricidade ampla: salta, corre, sobe e desce obstáculos com desenvoltura e habilidade. 

     Sua coordenação motora fina das mãos e dos dedos continua em desenvolvimento 

     Aspecto cognitivo

     NOME DO ESTUDANTE  já reconhece o próprio nome e o escreve sem apoio da ficha. Identifica o nome de outros colegas da turma, reconhecendo inclusive a letra inicial.  Com auxílio da ficha do nome, a aluna consegue  identificar e grafar o seu seu sobrenome.

       Durante o ano, foram trabalhadas as letras do alfabeto tanto na grafia quanto no som. Foi possível verificar que a aluna reconhece, identifica e grafa algumas letras do alfabeto. 

     Através das atividade de consiẽcia fonológicas realizadas durante o ano, foi possível verificar que aluna é capaz de perceber os sons da fala e manipulá-los. Ou seja, ela  consegue compreender que a linguagem oral é formada por várias estruturas fonéticas, que são as palavras, as sílabas e, por fim, os fonemas

      Durante todo ano letivo foram trabalhados diversos temas  e foi possível observar que a aluna participou de todos os temas propostos com empolgação e entusiasmo, sempre trazendo novas experiências  para incrementá-los. 

 Durante o ano,   NOME DO ESTUDANTE assimilou os conceitos apresentados dentro dos campos de experiências trabalhados.

       No campo de experiências  Eu, o outro e o nós,  a aluna  consegue agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

   Demonstrou empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. Comunica suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

     A aluna é capaz de  usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

     NOME DO ESTUDANTE   demonstra valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

  Durante o ano letivo de 2022 foi possível verificar que a aluna  ampliou as suas relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

      No Campo de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação,  é possível verificar que NOME DO ESTUDANTE consegue  formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. Essa habilidade foi verificada nos momentos da roda de conversa, onde a aluna sempre comunicava suas ideias e fazia perguntas. 

      A aluna consegue levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea ou copiando-as do quadro.

        NOME DO ESTUDANTE consegue  recontar histórias ouvida para produção de reconto escrito.É capaz de criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

       No Campo de experiências: Corpo, gestos e movimentos, a aluna foi capaz de criar  com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.Essa habilidade foi observada na atividade com músicas,, onde a aluna conseguiu imitar todas as expressões  apresentadas nas músicas.

     A aluna consegue coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Demonstrou  controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

    Demonstrou habilidades em controlar e adequar  o uso do seu seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

     Durante o ano letivo, a aluna adotou hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.

     

     No Campo de Experiências Espaços, tempos, quantidades e relações foi possível verificar que a aluna  relaciona números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.   NOME DO ESTUDANTE consegue contar oralmente objetos, pessoas, brinquedos e  etc… em contextos diversos.  Reconhece, Identifica, grafa os nuḿeros 0 a 10. 

     Reconhece, identifica e desenha as formas geométricas nas mais diversas situações.

   A aula é capaz de  estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

     Durante a janelinha do tempo, foi possível verificar que  a aluna é capaz de observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.). 

 

     Durante as atividades de experiências realizadas durante o ano letivo, foi possível observar que a aluna é capaz de observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

      No Campo de Experiências Traços, sons, cores e formas, a aluna consegue  reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre),e utilizá-las em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

   A aluna consegue expressar-se por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.    

      NOME DO ESTUDANTE consegue utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais e festas.

       Podemos concluir que para esse período a aluna demonstrou um bom desenvolvimento global. Adquirindo novos conhecimentos, podendo melhorar ainda mais no próximo ano.

MODELO 6

O seguinte relatório visa avaliar o desenvolvimento das capacidades e competências dentro do eixos estruturantes da BNCC: as interações e as brincadeiras, por meio das habilidades desenvolvidas nos campos de experiências pelo (A) aluno(a)  NOME DO ESTUDANTE durante este ano letivo.

Aspecto sócio emocional 

       Durante o ano letivo foi possível verificar que  NOME DO ESTUDANTE é uma criança tímida e que se comunica pouco. Durante o ano letivo de 2022, a aluna apresentou excesso de faltas. As faltas acabaram prejudicando a aprendizagem da aluna. 

  Na habilidade oral de articulação adequada das palavras (falar corretamente), ainda apresenta dificuldades acentuadas na pronúncia realizando trocas e omissões de fonemas  no exercício da oralidade, comprometendo seu entendimento. 

     Foi possível observar que, NOME DO ESTUDANTE expressa nas brincadeiras seus mais diversos sentimentos e emoções, principalmente quando é possível trazer para as brincadeiras fatos vivenciados no cotidiano com a família, e isso é constante em seus momentos de diálogo com as bonecas ou com as amigas

  Na realização das atividades propostas, ainda apresenta-se insegura, necessitando desenvolver a autonomia. Sempre solicita ajuda do professor, mesmo nos conceitos que já conhece.        

 Aspecto psicomotor

    Ao longo do ano, foi possível verificar que a aluna  demonstra facilidade em desenvolver as atividades de motricidade ampla: salta, corre, sobe e desce obstáculos com desenvoltura e habilidade. 

     Sua coordenação motora fina das mãos e dos dedos continua em desenvolvimento.

     Aspecto cognitivo

     Devido a suas faltas, a aluna ainda não consegue reconhecer, identificar  e grafar o seu nome sem o apoio da professora. Durante o ano, foram trabalhadas as letras do alfabeto tanto na grafia quanto no som e foi possível verificar que a aluna  necessita de apoio para reconhecer, identificar e grafar algumas letras do alfabeto. 

     Através das atividade de consiẽcia fonológicas realizadas durante o ano, foi possível verificar que aluna necessita de apoio para perceber os sons da fala e manipulá-los. Ou seja, ela ainda não  consegue compreender que a linguagem oral é formada por várias estruturas fonéticas, que são as palavras, as sílabas e, por fim, os fonemas

      Durante todo ano letivo foram trabalhados diversos temas  e foi possível observar que a aluna participou de todos os temas propostos com empolgação e entusiasmo, sempre trazendo novas experiências  para incrementá-los. 

    Durante o ano,   NOME DO ESTUDANTE assimilou os conceitos apresentados dentro dos campos de experiências trabalhados.

       No campo de experiências  Eu, o outro e o nós,  a aluna  consegue agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

   Demonstrou empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. Comunica suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

     A aluna é capaz de  usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

     NOME DO ESTUDANTE   demonstra valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

  Durante o ano letivo de 2022 foi possível verificar que a aluna  ampliou as suas relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

      No Campo de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação,  é possível verificar que NOME DO ESTUDANTE consegue necessita de apoio para  formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. 

      A aluna ainda necessita de apoio para levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea ou copiando-as do quadro.

        NOME DO ESTUDANTE consegue  necessita de apoio para recontar histórias ouvida para produção de reconto escrito.É capaz de criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

       No Campo de experiências: Corpo, gestos e movimentos, a aluna foi capaz de criar  com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.Essa habilidade foi observada na atividade com músicas,, onde a aluna conseguiu imitar todas as expressões  apresentadas nas músicas.

     A aluna consegue coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Demonstrou  controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

    Demonstrou habilidades em controlar e adequar  o uso do seu seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

     Durante o ano letivo, a aluna adotou hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.

     No Campo de Experiências Espaços, tempos, quantidades e relações foi possível verificar que a aluna necessita de apoio para relacionar os  números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.   NOME DO ESTUDANTE consegue contar oralmente objetos, pessoas, brinquedos e  etc… em contextos diversos.  Reconhece, Identifica, grafa os nuḿeros 0 a 10. 

    Alyce necessita de apoio para  reconhecer, identificar e desenhar as formas geométricas nas mais diversas situações.

   A aula é capaz de  estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

     Durante a janelinha do tempo, foi possível verificar que  a aluna é capaz de observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.). 

     Durante as atividades de experiências realizadas durante o ano letivo, foi possível observar que a aluna é capaz de observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

      No Campo de Experiências traços, sons, cores e formas, a aluna consegue  reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre),e utilizá-las em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

   A aluna consegue expressar-se por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.    

      NOME DO ESTUDANTE consegue utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais e festas.

       Podemos concluir que para esse período a aluna demonstrou um bom desenvolvimento global. Adquirindo novos conhecimentos, podendo melhorar ainda mais no próximo ano.

MODELO 7

O seguinte relatório visa avaliar o desenvolvimento das capacidades e competências dentro do eixos estruturantes da BNCC: as interações e as brincadeiras, por meio das habilidades desenvolvidas nos campos de experiências pelo (A) aluno(a)  NOME DO ESTUDANTE durante este ano letivo.

Aspecto sócio emocional 

       Durante o ano letivo foi possível verificar que  NOME DO ESTUDANTE é uma criança tímida e que se comunica pouco. Durante o ano letivo de 2022, a aluna apresentou excesso de faltas. As faltas acabaram prejudicando a aprendizagem da aluna. 

  Na habilidade oral de articulação adequada das palavras (falar corretamente), ainda apresenta dificuldades acentuadas na pronúncia realizando trocas e omissões de fonemas  no exercício da oralidade, comprometendo seu entendimento. 

     Foi possível observar que, NOME DO ESTUDANTE expressa nas brincadeiras seus mais diversos sentimentos e emoções, principalmente quando é possível trazer para as brincadeiras fatos vivenciados no cotidiano com a família, e isso é constante em seus momentos de diálogo com as bonecas ou com as amigas

  Na realização das atividades propostas, ainda apresenta-se insegura, necessitando desenvolver a autonomia. Sempre solicita ajuda do professor, mesmo nos conceitos que já conhece.       

   

 Aspecto psicomotor

    Ao longo do ano, foi possível verificar que a aluna  demonstra facilidade em desenvolver as atividades de motricidade ampla: salta, corre, sobe e desce obstáculos com desenvoltura e habilidade. 

     Sua coordenação motora fina das mãos e dos dedos continua em desenvolvimento.

     Aspecto cognitivo

     Devido a suas faltas, a aluna ainda não consegue reconhecer, identificar  e grafar o seu nome sem o apoio da professora. Durante o ano, foram trabalhadas as letras do alfabeto tanto na grafia quanto no som e foi possível verificar que a aluna  necessita de apoio para reconhecer, identificar e grafar algumas letras do alfabeto. 

     Através das atividade de consiẽcia fonológicas realizadas durante o ano, foi possível verificar que aluna necessita de apoio para perceber os sons da fala e manipulá-los. Ou seja, ela ainda não  consegue compreender que a linguagem oral é formada por várias estruturas fonéticas, que são as palavras, as sílabas e, por fim, os fonemas

      Durante todo ano letivo foram trabalhados diversos temas  e foi possível observar que a aluna participou de todos os temas propostos com empolgação e entusiasmo, sempre trazendo novas experiências  para incrementá-los. 

    Durante o ano,   NOME DO ESTUDANTE assimilou os conceitos apresentados dentro dos campos de experiências trabalhados.

       No campo de experiências  Eu, o outro e o nós,  a aluna  consegue agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

   Demonstrou empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. Comunica suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

     A aluna é capaz de  usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

     NOME DO ESTUDANTE   demonstra valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

  Durante o ano letivo de 2022 foi possível verificar que a aluna  ampliou as suas relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

      No Campo de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação,  é possível verificar que NOME DO ESTUDANTE consegue necessita de apoio para  formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. 

      A aluna ainda necessita de apoio para levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea ou copiando-as do quadro.

        NOME DO ESTUDANTE consegue  necessita de apoio para recontar histórias ouvida para produção de reconto escrito.É capaz de criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

       No Campo de experiências: Corpo, gestos e movimentos, a aluna foi capaz de criar  com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.Essa habilidade foi observada na atividade com músicas,, onde a aluna conseguiu imitar todas as expressões  apresentadas nas músicas.

     A aluna consegue coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Demonstrou  controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

    Demonstrou habilidades em controlar e adequar  o uso do seu seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

     Durante o ano letivo, a aluna adotou hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.

     No Campo de Experiências Espaços, tempos, quantidades e relações foi possível verificar que a aluna necessita de apoio para relacionar os  números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.   NOME DO ESTUDANTE consegue contar oralmente objetos, pessoas, brinquedos e  etc… em contextos diversos.  Reconhece, Identifica, grafa os nuḿeros 0 a 10. 

    Alyce necessita de apoio para  reconhecer, identificar e desenhar as formas geométricas nas mais diversas situações.

   A aula é capaz de  estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

     Durante a janelinha do tempo, foi possível verificar que  a aluna é capaz de observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.). 

     Durante as atividades de experiências realizadas durante o ano letivo, foi possível observar que a aluna é capaz de observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

      No Campo de Experiências traços, sons, cores e formas, a aluna consegue  reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre),e utilizá-las em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

   A aluna consegue expressar-se por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.    

      NOME DO ESTUDANTE consegue utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais e festas.

       Podemos concluir que para esse período a aluna demonstrou um bom desenvolvimento global. Adquirindo novos conhecimentos, podendo melhorar ainda mais no próximo ano.

MODELO 8

O seguinte relatório visa avaliar o desenvolvimento das capacidades e competências dentro do eixos estruturantes da BNCC: as interações e as brincadeiras, por meio das habilidades desenvolvidas nos campos de experiências pelo (A) aluno(a) NOME DO ESTUDANTE durante este ano letivo.

Aspecto sócio emocional 

       Durante o ano letivo foi possível verificar que NOME DO ESTUDANTE   o aluno apresentou um número elevado de faltas, sendo impossível registrar a sua evolução em alguns bimestres. 

      Ele trabalha muito bem em grupo, respeitando normas e regras com facilidade, seguindo rotina e demonstrando incrível habilidade para lidar com o outro.   

   Na linguagem oral ampliou seu repertório linguístico. Articula corretamente as palavras.Realiza reconto de histórias com facilidade,coerência dos fatos e canta.    

     Foi possível observar que NOME DO ESTUDANTE expressa nas brincadeiras seus mais diversos sentimentos e emoções, principalmente quando é possível trazer para as brincadeiras fatos vivenciados no cotidiano com a família, e isso é constante em seus momentos de diálogo.

com as bonecas ou com as amigas.

        É autônomo e seguro para realizar as tarefas propostas, não necessitando da ajuda da professora nos conceitos que já conhece.      Durante o ano foi possível verificar que o aluno gosta de auxiliar as professoras na arrumação da sala após as atividades.

     NOME DO ESTUDANTE participa das atividades propostas,opinando, dialogando e interagindo com a turma.

 Aspecto psicomotor

    Ao longo do ano, foi possível verificar que o aluno  demonstra facilidade em desenvolver as atividades de motricidade ampla: salta, corre, sobe e desce obstáculos com desenvoltura e habilidade. 

  Sua coordenação motora fina das mãos e dos dedos continua em um bom nível de desenvolvimento, o que demonstra no traçado de linhas e círculos e mesmo no manuseio dos demais materiais, o aluno realiza a pegada do lápis corretamente.

     Aspecto cognitivo

    NOME DO ESTUDANTE já reconhece o próprio nome e o escreve sem apoio da ficha. Identifica o nome de outros colegas da turma, reconhecendo inclusive a letra inicial.  Com auxílio da ficha do nome, o aluno consegue  identificar e grafar o seu seu sobrenome.

      Durante o ano, foram trabalhadas as letras do alfabeto nas atividades propostas. Foi possível verificar que o aluno reconhece, identifica e grafa algumas letras do alfabeto.

     Através das atividades de consiência  fonológica realizadas durante o ano, foi possível verificar que o aluno é capaz de perceber os sons da fala e manipulá-los. Ou seja, ele  consegue compreender que a linguagem oral é formada por várias estruturas fonéticas, que são as palavras, as sílabas.

      Durante todo ano letivo foram trabalhados diversos temas  e foi possível observar que o aluno participou de todos os temas propostos com empolgação e entusiasmo, sempre trazendo novas experiências  para incrementá-los. 

 Durante o ano, NOME DO ESTUDANTE assimilou os conceitos apresentados dentro dos campos de experiências trabalhados.

       No campo de experiências  Eu, o outro e o nós,  o aluno  consegue agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

   Demonstrou empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. Comunica suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

     o aluno é capaz de  usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

    NOME DO ESTUDANTE  demonstra valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

  Durante o ano letivo de 2022 foi possível verificar que o aluno  ampliou as suas relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

      No Campo de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação,  é possível verificar que NOME DO ESTUDANTE consegue  formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. Essa habilidade foi verificada nos momentos da roda de conversa, onde o aluno sempre comunicava suas ideias e fazia perguntas. 

      O aluno consegue levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea ou copiando-as do quadro.

       NOME DO ESTUDANTE consegue  recontar histórias ouvida para produção de reconto escrito.É capaz de criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

       No Campo de experiências: Corpo, gestos e movimentos, o aluno foi capaz de criar  com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.Essa habilidade foi observada na atividade com músicas,, onde o aluno conseguiu imitar todas as expressões  apresentadas nas músicas.

     O aluno consegue coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Demonstrou  controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

    Demonstrou habilidades em controlar e adequar  o uso do seu seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

     Durante o ano letivo, o aluno adotou hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.

          No Campo de Experiências Espaços, tempos, quantidades e relações foi possível verificar que o aluno  relaciona números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.  NOME DO ESTUDANTE consegue contar oralmente objetos, pessoas, brinquedos e  etc… em contextos diversos.  Reconhece, Identifica, grafa os nuḿeros 0 a 10. 

     Reconhece, identifica e desenha as formas geométricas nas mais diversas situações.

   O aluno é capaz de  estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

     Durante a janelinha do tempo, foi possível verificar que  o aluno é capaz de observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.). 

     Durante as atividades de experiências realizadas durante o ano letivo, foi possível observar que o aluno é capaz de observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

      No Campo de Experiências Traços, sons, cores e formas, o aluno consegue  reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre),e utilizá-las em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

   O aluno consegue expressar-se por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidim

ensionais e tridimensionais.    

     NOME DO ESTUDANTE consegue utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais e festas.

       Podemos concluir que para esse período o aluno demonstrou um bom desenvolvimento global. Adquirindo novos conhecimentos, podendo melhorar ainda mais no próximo ano.

 

Leave a Reply