Brincadeiras dia do estudante

O dia do estudante (chamado também de dia do aluno ou ainda dia do discípulo) é comemorado, no Brasil, no dia 11 de agosto. A data foi sugerida em 1927, em homenagem aos cem anos de fundação dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país, em 11 de agosto de 1827, por Don Pedro
A seguir, trago sugestões de quatro atividades para serem realizadas com as crianças nesse dia.

Quatro brincadeiras para o Dia do Estudante

1) MUSEU DE ARTES

 A professora realiza um sorteio entre os participantes para definir quem será o artista e quem será o apreciador da rodada.

 O objetivo da brincadeira é que o apreciador deverá adivinhar o que o artista está desenhando. Para cada acerto, o artista e o apreciador ganham um ponto.

Ganha o participante que fizer a maior pontuação. A brincadeira se repete até que todos sejam desenhistas e adivinhadores.

 

2) CENTOPEIA

Os participantes formam uma grande fila. O primeiro da linha recebe um balão de aniversário que deverá passá-lo para o segundo pelo meio das próprias pernas. O segundo recebe a bexiga e passa para o terceiro por cima da própria cabeça.

Essa seqüência se repete até a bola chegar ao último participante que está na fila, onde ela será invertida, ou seja, o último passa o balão para o penúltimo e assim sucessivamente.

Quem errar a seqüência sai da brincadeira. O último a sobrar na fila ganha. Não precisa dizer que eu sempre sou o vencedor, né?

 

3) VÔLEI BALÃO.

 A professora forma dois grupos de modo que eles tenham um número igual de participantes.

Os grupos deverão ficar frente a frente, como se fossem jogar vôlei (se tiver uma linha ou uma rede para dividir o ambiente em duas partes, melhor).

Cada grupo deverá jogar o balão para o campo do adversário e evitar que o balão caia no seu usando a parte do corpo ordenada pela professora. Quem deixar o balão cair sai da brincadeira.

 

4) FAZ SENTIDO

 Os participantes podem ficar sentados em seus lugares, como se estivessem uma aula comum.

A professora diz o nome de um animal, de um objeto e escolhe um participante. O escolhido deverá escrever uma frase que tenha sentido com o animal e o objeto ditos pelo professor. Para exemplificar, vou contar um caso que aconteceu lá na escola.

 A professora falou as palavras gato e celular e escolheu Julinho para formar a frase. O maluco escreveu a seguinte frase “O gato sentou na mesa onde estava o celular do meu pai” e ganhou um ponto (assim qualquer um consegue).

Quem fizer o maior número de pontos ganha a brincadeira.

Leave a Reply