Mergulhe no universo mágico do folclore brasileiro com a emocionante história “A Grande Aventura da Turma do Folclore”! Essa narrativa encantadora traz os personagens mais icônicos das lendas brasileiras, como Saci Pererê, Iara, Curupira, entre outros, em uma jornada para proteger a natureza e preservar nossas tradições culturais. Com uma abordagem lúdica e educativa, essa história é perfeita para ser trabalhada com as crianças na educação infantil, promovendo o aprendizado de valores, cultura e respeito ao meio ambiente.
“A Grande Aventura da Turma do Folclore” está disponível em vários formatos: vídeo animado, PDF e imagens, para que você possa escolher a melhor forma de compartilhar essa história rica e envolvente com as crianças.
Planejamento Semanal: Atividades Baseadas na História “A Grande Aventura da Turma do Folclore”
Para auxiliar no desenvolvimento das crianças, preparamos um planejamento de 5 dias com 2 atividades diárias, todas alinhadas aos campos de experiência e habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para a educação infantil.
Dia 1: Introduzindo a História e Seus Personagens
- Atividade 1: Apresentação da História “A Grande Aventura da Turma do Folclore”
- Campo de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós
- Habilidade BNCC: EI03EO02 – Demonstrar interesse e atenção ao ouvir histórias, canções e outras narrativas.
- Descrição: Apresentar a história em formato animado, incentivando as crianças a interagir e expressar suas impressões sobre os personagens e seus papéis na narrativa.
- Atividade 2: Ilustração dos Personagens
- Campo de Experiência: Traços, Sons, Cores e Formas
- Habilidade BNCC: EI03TS02 – Utilizar diferentes materiais gráficos e plásticos sobre diversas superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.
- Descrição: As crianças desenham seus personagens favoritos, utilizando diferentes materiais como lápis de cor, tinta e papel colorido.
Dia 2: Explorando os Protetores da Floresta
- Atividade 1: Jogo de Memória com os Personagens do Folclore
- Campo de Experiência: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
- Habilidade BNCC: EI03ET04 – Reconhecer figuras e formas geométricas em diferentes ambientes e contextos.
- Descrição: Criar um jogo de memória com imagens dos personagens da história, promovendo a identificação e associação das figuras.
- Atividade 2: Criando um Jardim de Histórias
- Campo de Experiência: O Corpo, Gestos e Movimentos
- Habilidade BNCC: EI03CG06 – Participar de atividades que envolvam o cuidado com plantas e animais.
- Descrição: As crianças plantam mudas ou sementes em pequenos vasos, relacionando o cuidado com a natureza às ações dos personagens da história.
Dia 3: As Lendas e Seus Encantos
- Atividade 1: Teatro de Fantoches
- Campo de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós
- Habilidade BNCC: EI03EO05 – Participar de brincadeiras e jogos que envolvam a imitação do mundo social e cultural.
- Descrição: As crianças criam e utilizam fantoches para representar cenas da história, desenvolvendo a imaginação e a expressão corporal.
- Atividade 2: Pintura Coletiva do Cenário Folclórico
- Campo de Experiência: Traços, Sons, Cores e Formas
- Habilidade BNCC: EI03TS01 – Experimentar diferentes modalidades de expressão artística, como desenho, pintura, escultura e colagem.
- Descrição: Em grupos, as crianças pintam um grande painel coletivo, representando a floresta onde vivem os personagens do folclore.
Dia 4: Vivenciando as Aventuras do Folclore
- Atividade 1: Caça ao Tesouro do Saci
- Campo de Experiência: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
- Habilidade BNCC: EI03ET03 – Explorar diferentes formas de orientação no espaço, como em jogos de esconde-esconde e caça ao tesouro.
- Descrição: As crianças participam de uma caça ao tesouro inspirada nas travessuras do Saci, buscando pistas e objetos escondidos pela sala.
- Atividade 2: Canto e Dança do Boi Bumbá
- Campo de Experiência: Corpo, Gestos e Movimentos
- Habilidade BNCC: EI03CG01 – Participar de atividades que envolvam músicas, ritmos e movimentos corporais, expressando-se de forma espontânea.
- Descrição: As crianças aprendem e executam uma dança típica do Boi Bumbá, estimulando a coordenação motora e o conhecimento das tradições culturais.
Dia 5: Encerrando a Semana com Criatividade
- Atividade 1: Criação de Novas Lendas
- Campo de Experiência: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
- Habilidade BNCC: EI03EF03 – Criar narrativas orais com base em histórias já conhecidas, imagens e outros estímulos.
- Descrição: As crianças são incentivadas a criar suas próprias lendas, utilizando os personagens da Turma do Folclore como inspiração.
- Atividade 2: Apresentação dos Trabalhos
- Campo de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós
- Habilidade BNCC: EI03EO08 – Compartilhar com os colegas suas produções em diferentes modalidades.
- Descrição: As crianças apresentam suas criações (desenhos, histórias, peças de teatro) para a turma, celebrando o aprendizado da semana.
Essa história mágica e educativa está disponível em formato de vídeo animado, PDF e imagens no post. Aproveite todos os recursos para tornar a aprendizagem das crianças ainda mais envolvente e divertida!
Sobre a Autora
Professora Carolina Palhas é uma entusiasta da educação infantil e tecnologia. Com mais de 11 anos de experiência, ela compartilha suas ideias e planos pedagógicos em seu blog e Instagram, ajudando professores e mães a promoverem um aprendizado significativo e divertido para as crianças.
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