You are currently viewing Explorando o Mundo dos Robôs: Uma Aventura Tecnológica na Educação Infantil

Explorando o Mundo dos Robôs: Uma Aventura Tecnológica na Educação Infantil

Olá, pessoal! Eu sou a professora Carolina, e hoje vou compartilhar com vocês um pouco das minhas aulas de informática para a educação infantil com o tema “Explorando o mundo dos robôs”.

Nas turmas do maternal, realizei a atividade plugada de mostrar como ligar a caixa de som e identificar se ela estava ligada ou desligada pelo som do “barulho” que ela faz, e como colocar a música para tocar. Depois de ligada, coloquei a música “Robô Quadrado” para as crianças cantarem e dançarem, colocando o robô no meio da roda para que elas interagissem. Eu já havia mostrado o robô e como colocar pilhas e ligá-lo na aula passada.

Na mesa diversificada, realizei a atividade desplugada “Brincando com máscaras e dedoches de robô”. As crianças puderam brincar e explorar diferentes tipos de robôs, o que foi muito divertido!

Para o jardim 1, apresentei o robô de brinquedo, que foi uma novidade para eles. Falei sobre como colocar a pilha, o lado positivo e negativo, e também sobre o descarte adequado. Trabalhei a consciência fonológica da palavra “robô” e discutimos sobre os diferentes tipos de robôs no nosso dia a dia, mostrando fotos de robôs de limpeza, automotivos e hospitalares.

No cantinho tecnológico, as crianças brincaram com computadores e celulares de brinquedo, além das máscaras e dedoches que o maternal usou. E na mesa diversificada, fizeram uma atividade desplugada de encontrar engrenagens na cor do robô e marcá-las com pregadores.

O jardim 2 também teve acesso ao robô de brinquedo, e repeti algumas atividades do jardim 1, mas adicionei o uso do alfabeto móvel em formato de tecla de teclado para montar a palavra “robô”. Eles também fizeram desenhos do robô e tentaram escrever a palavra de forma espontânea.

Na segunda aula do maternal, trabalhei a música “Cabeça, Ombro, Joelho e Pé” relacionando com as partes do robô de brinquedo. Cada criança construiu sua máscara de robô quadrado, fazendo alusão à música que apresentei na aula anterior. Eles saíram da sala cantando junto com a caixa de som, foi uma experiência maravilhosa! Ao final da aula, as crianças saíram da sala usando as máscaras de robô quadrado que elas mesmas criaram, cantando alegremente a música “Robô Quadrado” ao som da caixa de som. Foi uma experiência maravilhosa e muito gratificante ver os pequenos tão engajados e se divertindo enquanto aprendiam.

É nesses momentos que percebo o quanto é valioso o trabalho na sala de informática com as turmas da educação infantil. Essas experiências reforçam a importância de integrar a tecnologia na educação desde cedo, proporcionando aos pequenos a oportunidade de explorar, criar e se expressar de maneiras inovadoras.

Plano de Aula:

  • Eixos: Mundo Digital e Pensamento Computacional
  • Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, sons, cores e formas
  • Objetivos de Aprendizagem da BNCC:
    • EI03CO07 – Reconhecer dispositivos eletrônicos (e não eletrônicos), identificando quando estão ligados ou desligados (abertos ou fechados).
    • EI03CO09 – Identificar dispositivos computacionais e as diferentes formas de interação.
    • EI03CO01 – Reconhecer padrão de repetição em sequência de sons, movimentos, desenhos.
  • Objetivos de Aprendizagem da BNCC – Educação Infantil:
    • EI02EO03 – Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
    • EI02TS03 – Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
    • EI02EF01 – Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
  • Objetivos Específicos:
    • Desenvolver habilidades auditivas e motoras das crianças através da dança.
    • Introduzir conceitos básicos de tecnologia, como ligar e desligar dispositivos eletrônicos.
    • Estimular a coordenação motora e a expressão corporal por meio da dança.
    • Promover a criatividade e a imaginação das crianças por meio de atividades de construção e brincadeiras com temas de robótica.
    • Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
    • Coordenar habilidades manuais no atendimento adequado a interesses e necessidades em situações diversas.
    • Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre vivências por meio de linguagem oral e escrita, desenhos e outras formas de expressão.

Veja o vídeo abaixo 👇 de como foi a minha aula e acompanhe essa jornada tecnológica com as crianças da educação infantil no laboratório de informática.

Espero que tenham gostado do relato e que possam se inspirar para trazer a tecnologia de forma lúdica e educativa para as salas de aula. Até a próxima!

Leave a Reply