You are currently viewing Atividade Lúdica para Educação Infantil e Ensino Fundamental para o Dia da Árvore

Atividade Lúdica para Educação Infantil e Ensino Fundamental para o Dia da Árvore

Em meu novo post, convido  você a se juntar a nós na celebração do Dia da Árvore com uma atividade lúdica incrível, projetada especialmente para crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Esta atividade não apenas oferece diversão e entretenimento, mas também educa as crianças sobre a importância das árvores e do meio ambiente de uma maneira envolvente.

Objetivos de Trabalhar o Tema Dia da Árvore com as Crianças:

  • Conscientização Ambiental: O Dia da Árvore é uma oportunidade valiosa para ensinar as crianças sobre a importância das árvores na purificação do ar, fornecimento de habitat para animais e como parte fundamental do ecossistema.
  • Promover a Sustentabilidade: Ao aprenderem sobre a importância das árvores, as crianças também são incentivadas a adotar práticas sustentáveis, como o plantio de árvores, redução do consumo de papel e cuidado com o meio ambiente.
  • Conexão com a Natureza: Trabalhar o tema Dia da Árvore permite que as crianças se conectem com a natureza, entendendo como sua existência está interligada com a saúde do planeta.
  • Desenvolvimento de Valores: Ao cultivar o respeito e a empatia pelas árvores e pelo meio ambiente, as crianças podem desenvolver valores como responsabilidade e cuidado.

Dicas de Atividades Lúdicas para a Sala de Aula:

  1. 🌳 Árvore dos Desejos: Crie uma “árvore” na sala de aula usando papel pardo ou cartolina, e peça às crianças para escreverem seus desejos de preservação ambiental em folhas de papel colorido. Cole os desejos na árvore, simbolizando o crescimento de ações positivas.
  2. 🌱 Sementes da Esperança: Distribua sementes de árvores nativas para as crianças plantarem em vasinhos. Isso pode ser uma lembrança duradoura do Dia da Árvore e uma oportunidade de aprendizado sobre o ciclo de vida das plantas.
  3. 🎨 Arte das Folhas: Use folhas coletadas como inspiração para atividades artísticas. As crianças podem fazer desenhos, pinturas ou colagens usando as formas e texturas das folhas como base.
  4. 📚 Histórias e Poemas: Leia histórias e poesias relacionadas às árvores e à natureza. Isso pode ser um ponto de partida para discussões significativas sobre a importância do Dia da Árvore.

Quem gosta do material pode ajudar compartilhando os links do blog e via pix com qualquer valor, obrigada a todos! Chave pix [email protected]

OBSERVAÇÃO: Esse material e feito exclusivamente por mim! O material é para uso educacional e gratuito e somente pode ser compartilhado através do link desta postagem! Qualquer forma de copiar esse material e compartilhar em PDFS ou imagens e sem consentimento constitui crime, pela lei de direitos autorais!   

Como você pode salvar as imagens?

Clica com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção abrir em uma nova guia.

Clique novamente com o botão direito do mouse em cima da imagem que foi aberta, na nova guia, e escolha a opção “salvar imagem como…” ou a opção copiar a imagem e neste caso você deve colar no local desejado.

Como baixar o PDF?

Clique no link “Clique aqui para baixar o arquivo em PDF” e  o download irá começar automaticamente.

  •  

Leave a Reply