You are currently viewing 3 músicas para utilizar no momento a janelinha do tempo

3 músicas para utilizar no momento a janelinha do tempo

 

Explorando o Universo Musical na Janela do Tempo com as Crianças da Educação Infantil

A música é uma linguagem universal que transcende barreiras e conecta corações. Na janela do tempo da educação infantil, as canções desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, proporcionando uma experiência sensorial rica e estimulante. A escolha cuidadosa das músicas pode transformar esse momento em uma jornada mágica, envolvendo os pequenos em um mundo de descobertas e aprendizado.

1. Canções Temáticas: Ao selecionar músicas para a janela do tempo, considere temas que despertem a curiosidade e a imaginação das crianças. Canções sobre o sol, a lua, as estações do ano ou mesmo sobre os animais e a natureza podem enriquecer a compreensão do mundo ao redor.

2. Ritmos e Movimentos: Introduza variedade nos ritmos e estilos musicais. Músicas com batidas animadas podem estimular a movimentação, promovendo o desenvolvimento motor das crianças. Dançar e balançar ao som de diferentes ritmos também contribui para a coordenação motora e a expressão corporal.

3. Contação de Histórias Musicais: A música pode ser uma excelente ferramenta para contar histórias. Escolha canções que contem narrativas simples, com personagens cativantes e letras educativas. Essa abordagem não apenas enriquece o vocabulário, mas também incentiva a compreensão de sequências lógicas.

4. Cantigas Tradicionais e Folclóricas: Explore o rico universo das cantigas populares e folclóricas. Essas músicas tradicionais têm o poder de transmitir valores culturais, além de serem divertidas e fáceis de memorizar. Elas proporcionam uma conexão com as raízes culturais, promovendo um aprendizado significativo.

5. Experiências Sonoras: Introduza instrumentos musicais simples e explore sons do cotidiano. Isso não apenas aguça a percepção auditiva das crianças, mas também as encoraja a experimentar diferentes maneiras de fazer música, seja batendo palmas, usando objetos do dia a dia como improvisados instrumentos ou explorando a voz de forma lúdica.

6. Momentos de Relaxamento: Não se esqueça de incluir músicas suaves e relaxantes para proporcionar momentos de calma. Essas canções podem ser utilizadas para criar uma atmosfera tranquila durante atividades mais reflexivas, como a hora da leitura ou a preparação para a soneca.

Ao integrar a música na janela do tempo com as crianças da educação infantil, você não apenas enriquece o ambiente educacional, mas também cria memórias afetivas e promove um amor duradouro pela música. Este é um caminho encantador para inspirar, estimular e cultivar o crescimento holístico das crianças.

OBSERVAÇÃO: Esse material é feito exclusivamente por mim! O material é para uso educacional e gratuito e somente pode ser compartilhado através do link desta postagem! Qualquer forma de copiar esse material e compartilhar em PDFS ou imagens e sem consentimento constitui crime, pela lei de direitos autorais!

Como você pode salvar as imagens?

Clica com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção abrir em uma nova guia.

Clique novamente com o botão direito do mouse em cima da imagem que foi aberta, na nova guia, e escolha a opção “salvar imagem como…” ou a opção copiar a imagem e neste caso você deve colar no local desejado.

 

Leave a Reply