You are currently viewing Atividade de Ano Novo|Palitoche vem 2023

Atividade de Ano Novo|Palitoche vem 2023

O ano-novo acontece dia 1.º de janeiro e corresponde a uma comemoração baseada no calendário gregoriano, também chamado de cristão ou ocidental. A partir dessa data, que é feriado nacional, tem início um novo calendário anual.

Lidar com a ansiedade para esperar a virada do ano é um verdadeiro desafio seja para quem tem filhos pequenos, que sentem sono antes da hora, ou para quem tem crianças maiores, que ficam entediados. Para as crianças maiores e adolescentes, uma boa ideia para esse momento é aproveitar para fazer as resoluções de Ano Novo. Já para entreter os menores, os pais podem preparar atividades e brincadeiras que vão ajudar o tempo a passar mais rápido.

Independentemente dos desafios que enfrentamos em 20202 é muito importante fazer resoluções para o próximo ano. Essa reflexão pode ser para agradecer pelo ano que passou, apesar dos desafios, e colocar sonhos e propósitos para o ano que virá.

A seguir trago uma sugestão de atividade para realizar com as crianças na faixa etária de 3 a 10 anos de idade.

BNCC Educação Infantil

FAIXA ETÁRIA

  • Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
  • Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS

  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
  • TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

  • (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
  • (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais

 

BNCC Ensino Fundamental

ARTES DO 1º AO 5º ANO

Unidade temática: Artes visuais 

Objeto do conhecimento: Contextos e práticas

  • (EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Unidade temática: Artes visuais 

Objeto do conhecimento: Materialidades

  • (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais

Unidade temática: Artes visuais 

Objeto do conhecimento: Processos de criação

  • (EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
  • (EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

 

Quem gosta do material pode ajudar compartilhando os links do blog e via pix com qualquer valor, obrigada a todos! Chave pix [email protected]

OBSERVAÇÃO: Esse material é feito exclusivamente por mim! O material é para uso educacional e gratuito e somente pode ser compartilhado através do link desta postagem! Qualquer forma de copiar esse material e compartilhar em PDFS ou imagens e sem consentimento constitui crime, pela lei de direitos autorais!   

Como você pode salvar as imagens?

Clica com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção abrir em uma nova guia.

Clique novamente com o botão direito do mouse em cima da imagem que foi aberta, na nova guia, e escolha a opção “salvar imagem como…” ou a opção copiar a imagem e neste caso você deve colar no local desejado.

Atividade de Ano Novo|Palitoche vem 2023
Atividade de Ano Novo|Palitoche vem 2023

Leave a Reply