Olá professor e professora! Seja bem-vindo(a) ao meu blog!
Hoje eu trago dois modelos de relatórios para o quarto bimestre/ 2º semestre para a educação infantil
Quem gosta do material pode ajudar compartilhando os links do blog e via pix com qualquer valor, obrigada a todos! Chave pix [email protected]
OBSERVAÇÃO: Esse material e feito exclusivamente por mim! O material é para uso educacional e gratuito e somente pode ser compartilhado através do link desta postagem! Qualquer forma de copiar esse material e compartilhar em PDFS ou imagens e sem consentimento constitui crime, pela lei de direitos autorais!
MODELO 1
O seguinte relatório visa avaliar o desenvolvimento das capacidades e competências dentro do eixos estruturantes da BNCC: as interações e as brincadeiras, por meio das habilidades desenvolvidas nos campos de experiências pelo (A) aluno(a) (NOME DO ALUNO) durante este ano letivo.
Aspecto sócio emocional
Durante o ano letivo foi possível verificar que (NOME DO ALUNO) é uma criança comunicativa, e observador. Se destaca muito em artes e adora desenhar personagens para jogos e desenhos animados. Tem uma imaginação muito fértil e possui um bom desenvolvimento lógico.
Ele trabalha muito bem em grupo, respeitando normas e regras com facilidade, seguindo rotina e demonstrando incrível habilidade para lidar com o outro.
(NOME DO ALUNO) é uma criança muito afetuosa e sempre faz questão de demonstrar o seu carinho para a professora e os amigos.
Na linguagem oral ampliou seu repertório linguístico.Articula corretamente as palavras.Realiza reconto de histórias com facilidade,coerência dos fatos e canta.
Foi possível observar que (NOME DO ALUNO) expressa nas brincadeiras seus mais diversos sentimentos e emoções, principalmente quando é possível trazer para as brincadeiras fatos vivenciados no cotidiano com a família, e isso é constante em seus momentos de diálogo.
com as bonecas ou com as amigas.
É autônomo e seguro para realizar as tarefas propostas, não necessitando da ajuda da professora nos conceitos que já conhece. O aluno é cuidadoso e rápido na execução das tarefas desenvolvidas.
(NOME DO ALUNO) participa das atividades propostas,opinando, dialogando e interagindo com a turma.
Aspecto psicomotor
Ao longo do ano, foi possível verificar que o aluno demonstra facilidade em desenvolver as atividades de motricidade ampla: salta, corre, sobe e desce obstáculos com desenvoltura e habilidade.
Sua coordenação motora fina das mãos e dos dedos continua em um bom nível de desenvolvimento, o que demonstra no traçado de linhas e círculos e mesmo no manuseio dos demais materiais, o aluno realiza a pegada do lápis corretamente.
Aspecto cognitivo
(NOME DO ALUNO) já reconhece o próprio nome e o escreve sem apoio da ficha. Identifica o nome de outros colegas da turma, reconhecendo inclusive a letra inicial. Com auxílio da ficha do nome, o aluno consegue identificar e grafar o seu seu sobrenome.
Durante o ano, foram trabalhadas as letras do alfabeto nas atividades propostas. Foi possível verificar que o aluno reconhece, identifica e grafa algumas letras do alfabeto.
Através das atividades de consiência fonológica realizadas durante o ano, foi possível verificar que o aluno é capaz de perceber os sons da fala e manipulá-los. Ou seja, ele consegue compreender que a linguagem oral é formada por várias estruturas fonéticas, que são as palavras, as sílabas.
Durante todo ano letivo foram trabalhados diversos temas e foi possível observar que o aluno participou de todos os temas propostos com empolgação e entusiasmo, sempre trazendo novas experiências para incrementá-los.
Durante o ano, (NOME DO ALUNO) assimilou os conceitos apresentados dentro dos campos de experiências trabalhados.
No campo de experiências Eu, o outro e o nós, o aluno consegue agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
Demonstrou empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. Comunica suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
O aluno é capaz de usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
(NOME DO ALUNO) demonstra valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
Durante o ano letivo de 2022 foi possível verificar que o aluno ampliou as suas relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
No Campo de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação, é possível verificar que (NOME DO ALUNO) consegue formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. Essa habilidade foi verificada nos momentos da roda de conversa, onde o aluno sempre comunicava suas ideias e fazia perguntas.
O aluno consegue levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea ou copiando-as do quadro.
(NOME DO ALUNO) consegue recontar histórias ouvida para produção de reconto escrito.É capaz de criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
No Campo de experiências: Corpo, gestos e movimentos, o aluno foi capaz de criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.Essa habilidade foi observada na atividade com músicas,, onde o aluno conseguiu imitar todas as expressões apresentadas nas músicas.
O aluno consegue coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Demonstrou controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Demonstrou habilidades em controlar e adequar o uso do seu seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Durante o ano letivo, o aluno adotou hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.
No Campo de Experiências Espaços, tempos, quantidades e relações foi possível verificar que o aluno relaciona números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. (NOME DO ALUNO) consegue contar oralmente objetos, pessoas, brinquedos e etc… em contextos diversos. Reconhece, Identifica, grafa os nuḿeros 0 a 10.
Reconhece, identifica e desenha as formas geométricas nas mais diversas situações.
O aluno é capaz de estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
Durante a janelinha do tempo, foi possível verificar que o aluno é capaz de observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
Durante as atividades de experiências realizadas durante o ano letivo, foi possível observar que o aluno é capaz de observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
No Campo de Experiências Traços, sons, cores e formas, o aluno consegue reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre),e utilizá-las em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
O aluno consegue expressar-se por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidim
ensionais e tridimensionais.
(NOME DO ALUNO) consegue utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais e festas.
Podemos concluir que para esse período o aluno demonstrou um bom desenvolvimento global. Adquirindo novos conhecimentos, podendo melhorar ainda mais no próximo ano.
MODELO 2
O seguinte relatório visa avaliar o desenvolvimento das capacidades e competências dentro do eixos estruturantes da BNCC: as interações e as brincadeiras, por meio das habilidades desenvolvidas nos campos de experiências pelo (A) aluno(a) NOME DO ESTUDANTE durante este ano letivo.
Aspecto sócio emocional
Durante o ano letivo foi possível verificar que NOME DO ESTUDANTE é uma criança é uma criança comunicativa, amiga e extremamente solidária. Ela trabalha muito bem em grupo, respeitando normas e regras com facilidade, seguindo rotina e demonstrando incrível habilidade para lidar com o outro.
Na linguagem oral ampliou seu repertório linguístico. Articula corretamente as palavras.Realiza reconto de histórias com facilidade,coerência dos fatos e canta.
Foi possível observar que, NOME DO ESTUDANTE expressa nas brincadeiras seus mais diversos sentimentos e emoções, principalmente quando é possível trazer para as brincadeiras fatos vivenciados no cotidiano com a família, e isso é constante em seus momentos de diálogo.
com as bonecas ou com as amigas.
É autônoma e segura para realizar as tarefas propostas, não necessitando da ajuda da professora nos conceitos que já conhece.
NOME DO ESTUDANTE participa das atividades propostas,opinando, dialogando e interagindo com a turma.
Aspecto psicomotor
Ao longo do ano, foi possível verificar que a aluna demonstra facilidade em desenvolver as atividades de motricidade ampla: salta, corre, sobe e desce obstáculos com desenvoltura e habilidade.
Sua coordenação motora fina das mãos e dos dedos continua em desenvolvimento num bom nível de desenvolvimento, o que demonstra no traçado de linhas e círculos e mesmo no manuseio dos demais materiais. A aluna realiza a pegada do lápis corretamente.
Aspecto cognitivo
NOME DO ESTUDANTE já reconhece o próprio nome e o escreve sem apoio da ficha. Identifica o nome de outros colegas da turma, reconhecendo inclusive a letra inicial. Com auxílio da ficha do nome, a aluna consegue identificar e grafar o seu seu sobrenome.
Durante o ano, foram trabalhadas as letras do alfabeto tanto na grafia quanto no som. Foi possível verificar que a aluna reconhece, identifica e grafa algumas letras do alfabeto.
Através das atividade de consiẽcia fonológicas realizadas durante o ano, foi possível verificar que aluna é capaz de perceber os sons da fala e manipulá-los. Ou seja, ela consegue compreender que a linguagem oral é formada por várias estruturas fonéticas, que são as palavras, as sílabas e, por fim, os fonemas
Durante todo ano letivo foram trabalhados diversos temas e foi possível observar que a aluna participou de todos os temas propostos com empolgação e entusiasmo, sempre trazendo novas experiências para incrementá-los.
Durante o ano, NOME DO ESTUDANTE assimilou os conceitos apresentados dentro dos campos de experiências trabalhados.
No campo de experiências Eu, o outro e o nós, a aluna consegue agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
Demonstrou empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. Comunica suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
A aluna é capaz de usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
NOME DO ESTUDANTE demonstra valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
Durante o ano letivo de 2022 foi possível verificar que a aluna ampliou as suas relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
No Campo de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação, é possível verificar que a NOME DO ESTUDANTE consegue formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. Essa habilidade foi verificada nos momentos da roda de conversa, onde a aluna sempre comunicava suas ideias e fazia perguntas.
A aluna consegue levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea ou copiando-as do quadro.
NOME DO ESTUDANTE consegue recontar histórias ouvida para produção de reconto escrito.É capaz de criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
No Campo de experiências: Corpo, gestos e movimentos, a aluna foi capaz de criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.Essa habilidade foi observada na atividade com músicas,, onde a aluna conseguiu imitar todas as expressões apresentadas nas músicas.
A aluna consegue coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Demonstrou controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Demonstrou habilidades em controlar e adequar o uso do seu seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Durante o ano letivo, a aluna adotou hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.
No Campo de Experiências Espaços, tempos, quantidades e relações foi possível verificar que a aluna relaciona números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. NOME DO ESTUDANTE consegue contar oralmente objetos, pessoas, brinquedos e etc… em contextos diversos. Reconhece, Identifica, grafa os nuḿeros 0 a 10.
Reconhece, identifica e desenha as formas geométricas nas mais diversas situações.
A aula é capaz de estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
Durante a janelinha do tempo, foi possível verificar que a aluna é capaz de observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
Durante as atividades de experiências realizadas durante o ano letivo, foi possível observar que a aluna é capaz de observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
No Campo de Experiências Traços, sons, cores e formas, a aluna consegue reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre),e utilizá-las em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
A aluna consegue expressar-se por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
NOME DO ESTUDANTE consegue utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais e festas.
Podemos concluir que para esse período a aluna demonstrou um bom desenvolvimento global. Adquirindo novos conhecimentos, podendo melhorar ainda mais no próximo ano.
MODELO 3
O seguinte relatório visa avaliar o desenvolvimento das capacidades e competências dentro do eixos estruturantes da BNCC: as interações e as brincadeiras, por meio das habilidades desenvolvidas nos campos de experiências pelo (A) aluno(a) NOME DO ESTUDANTE durante este ano letivo.
Aspecto sócio emocional
Durante o ano letivo foi possível verificar que NOME DO ESTUDANTE é uma criança é uma criança comunicativa, amiga e extremamente solidária. Ela trabalha muito bem em grupo, respeitando normas e regras com facilidade, seguindo rotina e demonstrando incrível habilidade para lidar com o outro.
Na linguagem oral ampliou seu repertório linguístico. Articula corretamente as palavras.Realiza reconto de histórias com facilidade,coerência dos fatos e canta.
Foi possível observar que, NOME DO ESTUDANTE expressa nas brincadeiras seus mais diversos sentimentos e emoções, principalmente quando é possível trazer para as brincadeiras fatos vivenciados no cotidiano com a família, e isso é constante em seus momentos de diálogo.
com as bonecas ou com as amigas.
É autônoma e segura para realizar as tarefas propostas, não necessitando da ajuda da professora nos conceitos que já conhece.
NOME DO ESTUDANTE participa das atividades propostas,opinando, dialogando e interagindo com a turma.
Aspecto psicomotor
Ao longo do ano, foi possível verificar que a aluna demonstra facilidade em desenvolver as atividades de motricidade ampla: salta, corre, sobe e desce obstáculos com desenvoltura e habilidade.
Sua coordenação motora fina das mãos e dos dedos continua em desenvolvimento num bom nível de desenvolvimento, o que demonstra no traçado de linhas e círculos e mesmo no manuseio dos demais materiais. A aluna realiza a pegada do lápis corretamente.
Aspecto cognitivo
NOME DO ESTUDANTE já reconhece o próprio nome e o escreve sem apoio da ficha. Identifica o nome de outros colegas da turma, reconhecendo inclusive a letra inicial. Com auxílio da ficha do nome, a aluna consegue identificar e grafar o seu seu sobrenome.
Durante o ano, foram trabalhadas as letras do alfabeto tanto na grafia quanto no som. Foi possível verificar que a aluna reconhece, identifica e grafa algumas letras do alfabeto.
Através das atividade de consiẽcia fonológicas realizadas durante o ano, foi possível verificar que aluna é capaz de perceber os sons da fala e manipulá-los. Ou seja, ela consegue compreender que a linguagem oral é formada por várias estruturas fonéticas, que são as palavras, as sílabas e, por fim, os fonemas
Durante todo ano letivo foram trabalhados diversos temas e foi possível observar que a aluna participou de todos os temas propostos com empolgação e entusiasmo, sempre trazendo novas experiências para incrementá-los.
Durante o ano, NOME DO ESTUDANTE assimilou os conceitos apresentados dentro dos campos de experiências trabalhados.
No campo de experiências Eu, o outro e o nós, a aluna consegue agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
Demonstrou empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. Comunica suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
A aluna é capaz de usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
NOME DO ESTUDANTE demonstra valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
Durante o ano letivo de 2022 foi possível verificar que a aluna ampliou as suas relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
No Campo de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação, é possível verificar que a NOME DO ESTUDANTE consegue formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. Essa habilidade foi verificada nos momentos da roda de conversa, onde a aluna sempre comunicava suas ideias e fazia perguntas.
A aluna consegue levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea ou copiando-as do quadro.
NOME DO ESTUDANTE consegue recontar histórias ouvida para produção de reconto escrito.É capaz de criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
No Campo de experiências: Corpo, gestos e movimentos, a aluna foi capaz de criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.Essa habilidade foi observada na atividade com músicas,, onde a aluna conseguiu imitar todas as expressões apresentadas nas músicas.
A aluna consegue coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Demonstrou controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Demonstrou habilidades em controlar e adequar o uso do seu seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Durante o ano letivo, a aluna adotou hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.
No Campo de Experiências Espaços, tempos, quantidades e relações foi possível verificar que a aluna relaciona números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. NOME DO ESTUDANTE consegue contar oralmente objetos, pessoas, brinquedos e etc… em contextos diversos. Reconhece, Identifica, grafa os nuḿeros 0 a 10.
Reconhece, identifica e desenha as formas geométricas nas mais diversas situações.
A aula é capaz de estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
Durante a janelinha do tempo, foi possível verificar que a aluna é capaz de observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
Durante as atividades de experiências realizadas durante o ano letivo, foi possível observar que a aluna é capaz de observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
No Campo de Experiências Traços, sons, cores e formas, a aluna consegue reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre),e utilizá-las em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
A aluna consegue expressar-se por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
NOME DO ESTUDANTE consegue utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais e festas.
Podemos concluir que para esse período a aluna demonstrou um bom desenvolvimento global. Adquirindo novos conhecimentos, podendo melhorar ainda mais no próximo ano.
MODELO 4
Durante o ano letivo foi possível verificar que NOME DO ESTUDANTE é uma criança é uma criança comunicativa, amiga e extremamente solidária. Ela trabalha muito bem em grupo, respeitando normas e regras com facilidade, seguindo rotina e demonstrando incrível habilidade para lidar com o outro.
Na linguagem oral ampliou seu repertório linguístico. Articula corretamente as palavras.Realiza reconto de histórias com facilidade,coerência dos fatos e canta.
Foi possível observar que, NOME DO ESTUDANTE expressa nas brincadeiras seus mais diversos sentimentos e emoções, principalmente quando é possível trazer para as brincadeiras fatos vivenciados no cotidiano com a família, e isso é constante em seus momentos de diálogo.
com as bonecas ou com as amigas.
É autônoma e segura para realizar as tarefas propostas, não necessitando da ajuda da professora nos conceitos que já conhece.
NOME DO ESTUDANTE participa das atividades propostas,opinando, dialogando e interagindo com a turma
Aspecto psicomotor
Ao longo do ano, foi possível verificar que a aluna demonstra facilidade em desenvolver as atividades de motricidade ampla: salta, corre, sobe e desce obstáculos com desenvoltura e habilidade.
Sua coordenação motora fina das mãos e dos dedos continua em desenvolvimento
Aspecto cognitivo
NOME DO ESTUDANTE já reconhece o próprio nome e o escreve sem apoio da ficha. Identifica o nome de outros colegas da turma, reconhecendo inclusive a letra inicial. Com auxílio da ficha do nome, a aluna consegue identificar e grafar o seu seu sobrenome.
Durante o ano, foram trabalhadas as letras do alfabeto tanto na grafia quanto no som. Foi possível verificar que a aluna reconhece, identifica e grafa algumas letras do alfabeto.
Através das atividade de consiẽcia fonológicas realizadas durante o ano, foi possível verificar que aluna é capaz de perceber os sons da fala e manipulá-los. Ou seja, ela consegue compreender que a linguagem oral é formada por várias estruturas fonéticas, que são as palavras, as sílabas e, por fim, os fonemas
Durante todo ano letivo foram trabalhados diversos temas e foi possível observar que a aluna participou de todos os temas propostos com empolgação e entusiasmo, sempre trazendo novas experiências para incrementá-los.
Durante o ano, NOME DO ESTUDANTE assimilou os conceitos apresentados dentro dos campos de experiências trabalhados.
No campo de experiências Eu, o outro e o nós, a aluna consegue agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
Demonstrou empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. Comunica suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
A aluna é capaz de usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
NOME DO ESTUDANTE demonstra valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
Durante o ano letivo de 2022 foi possível verificar que a aluna ampliou as suas relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
No Campo de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação, é possível verificar que NOME DO ESTUDANTE consegue formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. Essa habilidade foi verificada nos momentos da roda de conversa, onde a aluna sempre comunicava suas ideias e fazia perguntas.
A aluna consegue levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea ou copiando-as do quadro.
NOME DO ESTUDANTE consegue recontar histórias ouvida para produção de reconto escrito.É capaz de criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
No Campo de experiências: Corpo, gestos e movimentos, a aluna foi capaz de criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.Essa habilidade foi observada na atividade com músicas,, onde a aluna conseguiu imitar todas as expressões apresentadas nas músicas.
A aluna consegue coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Demonstrou controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Demonstrou habilidades em controlar e adequar o uso do seu seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Durante o ano letivo, a aluna adotou hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.
No Campo de Experiências Espaços, tempos, quantidades e relações foi possível verificar que a aluna relaciona números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. NOME DO ESTUDANTE consegue contar oralmente objetos, pessoas, brinquedos e etc… em contextos diversos. Reconhece, Identifica, grafa os nuḿeros 0 a 10.
Reconhece, identifica e desenha as formas geométricas nas mais diversas situações.
A aula é capaz de estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
Durante a janelinha do tempo, foi possível verificar que a aluna é capaz de observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
Durante as atividades de experiências realizadas durante o ano letivo, foi possível observar que a aluna é capaz de observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
No Campo de Experiências Traços, sons, cores e formas, a aluna consegue reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre),e utilizá-las em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
A aluna consegue expressar-se por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
NOME DO ESTUDANTE consegue utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais e festas.
Podemos concluir que para esse período a aluna demonstrou um bom desenvolvimento global. Adquirindo novos conhecimentos, podendo melhorar ainda mais no próximo ano.
MODELO 5
Durante o ano letivo foi possível verificar que NOME DO ESTUDANTE é uma criança é uma criança comunicativa, amiga e extremamente solidária. Ela trabalha muito bem em grupo, respeitando normas e regras com facilidade, seguindo rotina e demonstrando incrível habilidade para lidar com o outro.
Na linguagem oral ampliou seu repertório linguístico. Articula corretamente as palavras.Realiza reconto de histórias com facilidade,coerência dos fatos e canta.
Foi possível observar que, NOME DO ESTUDANTE expressa nas brincadeiras seus mais diversos sentimentos e emoções, principalmente quando é possível trazer para as brincadeiras fatos vivenciados no cotidiano com a família, e isso é constante em seus momentos de diálogo.
com as bonecas ou com as amigas.
É autônoma e segura para realizar as tarefas propostas, não necessitando da ajuda da professora nos conceitos que já conhece.
NOME DO ESTUDANTE participa das atividades propostas,opinando, dialogando e interagindo com a turma.
Aspecto psicomotor
Ao longo do ano, foi possível verificar que a aluna demonstra facilidade em desenvolver as atividades de motricidade ampla: salta, corre, sobe e desce obstáculos com desenvoltura e habilidade.
Sua coordenação motora fina das mãos e dos dedos continua em desenvolvimento
Aspecto cognitivo
NOME DO ESTUDANTE já reconhece o próprio nome e o escreve sem apoio da ficha. Identifica o nome de outros colegas da turma, reconhecendo inclusive a letra inicial. Com auxílio da ficha do nome, a aluna consegue identificar e grafar o seu seu sobrenome.
Durante o ano, foram trabalhadas as letras do alfabeto tanto na grafia quanto no som. Foi possível verificar que a aluna reconhece, identifica e grafa algumas letras do alfabeto.
Através das atividade de consiẽcia fonológicas realizadas durante o ano, foi possível verificar que aluna é capaz de perceber os sons da fala e manipulá-los. Ou seja, ela consegue compreender que a linguagem oral é formada por várias estruturas fonéticas, que são as palavras, as sílabas e, por fim, os fonemas
Durante todo ano letivo foram trabalhados diversos temas e foi possível observar que a aluna participou de todos os temas propostos com empolgação e entusiasmo, sempre trazendo novas experiências para incrementá-los.
Durante o ano, NOME DO ESTUDANTE assimilou os conceitos apresentados dentro dos campos de experiências trabalhados.
No campo de experiências Eu, o outro e o nós, a aluna consegue agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
Demonstrou empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. Comunica suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
A aluna é capaz de usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
NOME DO ESTUDANTE demonstra valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
Durante o ano letivo de 2022 foi possível verificar que a aluna ampliou as suas relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
No Campo de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação, é possível verificar que NOME DO ESTUDANTE consegue formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. Essa habilidade foi verificada nos momentos da roda de conversa, onde a aluna sempre comunicava suas ideias e fazia perguntas.
A aluna consegue levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea ou copiando-as do quadro.
NOME DO ESTUDANTE consegue recontar histórias ouvida para produção de reconto escrito.É capaz de criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
No Campo de experiências: Corpo, gestos e movimentos, a aluna foi capaz de criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.Essa habilidade foi observada na atividade com músicas,, onde a aluna conseguiu imitar todas as expressões apresentadas nas músicas.
A aluna consegue coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Demonstrou controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Demonstrou habilidades em controlar e adequar o uso do seu seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Durante o ano letivo, a aluna adotou hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.
No Campo de Experiências Espaços, tempos, quantidades e relações foi possível verificar que a aluna relaciona números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. NOME DO ESTUDANTE consegue contar oralmente objetos, pessoas, brinquedos e etc… em contextos diversos. Reconhece, Identifica, grafa os nuḿeros 0 a 10.
Reconhece, identifica e desenha as formas geométricas nas mais diversas situações.
A aula é capaz de estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
Durante a janelinha do tempo, foi possível verificar que a aluna é capaz de observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
Durante as atividades de experiências realizadas durante o ano letivo, foi possível observar que a aluna é capaz de observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
No Campo de Experiências Traços, sons, cores e formas, a aluna consegue reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre),e utilizá-las em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
A aluna consegue expressar-se por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
NOME DO ESTUDANTE consegue utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais e festas.
Podemos concluir que para esse período a aluna demonstrou um bom desenvolvimento global. Adquirindo novos conhecimentos, podendo melhorar ainda mais no próximo ano.
MODELO 6
O seguinte relatório visa avaliar o desenvolvimento das capacidades e competências dentro do eixos estruturantes da BNCC: as interações e as brincadeiras, por meio das habilidades desenvolvidas nos campos de experiências pelo (A) aluno(a) NOME DO ESTUDANTE durante este ano letivo.
Aspecto sócio emocional
Durante o ano letivo foi possível verificar que NOME DO ESTUDANTE é uma criança tímida e que se comunica pouco. Durante o ano letivo de 2022, a aluna apresentou excesso de faltas. As faltas acabaram prejudicando a aprendizagem da aluna.
Na habilidade oral de articulação adequada das palavras (falar corretamente), ainda apresenta dificuldades acentuadas na pronúncia realizando trocas e omissões de fonemas no exercício da oralidade, comprometendo seu entendimento.
Foi possível observar que, NOME DO ESTUDANTE expressa nas brincadeiras seus mais diversos sentimentos e emoções, principalmente quando é possível trazer para as brincadeiras fatos vivenciados no cotidiano com a família, e isso é constante em seus momentos de diálogo com as bonecas ou com as amigas
Na realização das atividades propostas, ainda apresenta-se insegura, necessitando desenvolver a autonomia. Sempre solicita ajuda do professor, mesmo nos conceitos que já conhece.
Aspecto psicomotor
Ao longo do ano, foi possível verificar que a aluna demonstra facilidade em desenvolver as atividades de motricidade ampla: salta, corre, sobe e desce obstáculos com desenvoltura e habilidade.
Sua coordenação motora fina das mãos e dos dedos continua em desenvolvimento.
Aspecto cognitivo
Devido a suas faltas, a aluna ainda não consegue reconhecer, identificar e grafar o seu nome sem o apoio da professora. Durante o ano, foram trabalhadas as letras do alfabeto tanto na grafia quanto no som e foi possível verificar que a aluna necessita de apoio para reconhecer, identificar e grafar algumas letras do alfabeto.
Através das atividade de consiẽcia fonológicas realizadas durante o ano, foi possível verificar que aluna necessita de apoio para perceber os sons da fala e manipulá-los. Ou seja, ela ainda não consegue compreender que a linguagem oral é formada por várias estruturas fonéticas, que são as palavras, as sílabas e, por fim, os fonemas
Durante todo ano letivo foram trabalhados diversos temas e foi possível observar que a aluna participou de todos os temas propostos com empolgação e entusiasmo, sempre trazendo novas experiências para incrementá-los.
Durante o ano, NOME DO ESTUDANTE assimilou os conceitos apresentados dentro dos campos de experiências trabalhados.
No campo de experiências Eu, o outro e o nós, a aluna consegue agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
Demonstrou empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. Comunica suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
A aluna é capaz de usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
NOME DO ESTUDANTE demonstra valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
Durante o ano letivo de 2022 foi possível verificar que a aluna ampliou as suas relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
No Campo de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação, é possível verificar que NOME DO ESTUDANTE consegue necessita de apoio para formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
A aluna ainda necessita de apoio para levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea ou copiando-as do quadro.
NOME DO ESTUDANTE consegue necessita de apoio para recontar histórias ouvida para produção de reconto escrito.É capaz de criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
No Campo de experiências: Corpo, gestos e movimentos, a aluna foi capaz de criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.Essa habilidade foi observada na atividade com músicas,, onde a aluna conseguiu imitar todas as expressões apresentadas nas músicas.
A aluna consegue coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Demonstrou controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Demonstrou habilidades em controlar e adequar o uso do seu seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Durante o ano letivo, a aluna adotou hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.
No Campo de Experiências Espaços, tempos, quantidades e relações foi possível verificar que a aluna necessita de apoio para relacionar os números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. NOME DO ESTUDANTE consegue contar oralmente objetos, pessoas, brinquedos e etc… em contextos diversos. Reconhece, Identifica, grafa os nuḿeros 0 a 10.
Alyce necessita de apoio para reconhecer, identificar e desenhar as formas geométricas nas mais diversas situações.
A aula é capaz de estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
Durante a janelinha do tempo, foi possível verificar que a aluna é capaz de observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
Durante as atividades de experiências realizadas durante o ano letivo, foi possível observar que a aluna é capaz de observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
No Campo de Experiências traços, sons, cores e formas, a aluna consegue reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre),e utilizá-las em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
A aluna consegue expressar-se por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
NOME DO ESTUDANTE consegue utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais e festas.
Podemos concluir que para esse período a aluna demonstrou um bom desenvolvimento global. Adquirindo novos conhecimentos, podendo melhorar ainda mais no próximo ano.
MODELO 7
O seguinte relatório visa avaliar o desenvolvimento das capacidades e competências dentro do eixos estruturantes da BNCC: as interações e as brincadeiras, por meio das habilidades desenvolvidas nos campos de experiências pelo (A) aluno(a) NOME DO ESTUDANTE durante este ano letivo.
Aspecto sócio emocional
Durante o ano letivo foi possível verificar que NOME DO ESTUDANTE é uma criança tímida e que se comunica pouco. Durante o ano letivo de 2022, a aluna apresentou excesso de faltas. As faltas acabaram prejudicando a aprendizagem da aluna.
Na habilidade oral de articulação adequada das palavras (falar corretamente), ainda apresenta dificuldades acentuadas na pronúncia realizando trocas e omissões de fonemas no exercício da oralidade, comprometendo seu entendimento.
Foi possível observar que, NOME DO ESTUDANTE expressa nas brincadeiras seus mais diversos sentimentos e emoções, principalmente quando é possível trazer para as brincadeiras fatos vivenciados no cotidiano com a família, e isso é constante em seus momentos de diálogo com as bonecas ou com as amigas
Na realização das atividades propostas, ainda apresenta-se insegura, necessitando desenvolver a autonomia. Sempre solicita ajuda do professor, mesmo nos conceitos que já conhece.
Aspecto psicomotor
Ao longo do ano, foi possível verificar que a aluna demonstra facilidade em desenvolver as atividades de motricidade ampla: salta, corre, sobe e desce obstáculos com desenvoltura e habilidade.
Sua coordenação motora fina das mãos e dos dedos continua em desenvolvimento.
Aspecto cognitivo
Devido a suas faltas, a aluna ainda não consegue reconhecer, identificar e grafar o seu nome sem o apoio da professora. Durante o ano, foram trabalhadas as letras do alfabeto tanto na grafia quanto no som e foi possível verificar que a aluna necessita de apoio para reconhecer, identificar e grafar algumas letras do alfabeto.
Através das atividade de consiẽcia fonológicas realizadas durante o ano, foi possível verificar que aluna necessita de apoio para perceber os sons da fala e manipulá-los. Ou seja, ela ainda não consegue compreender que a linguagem oral é formada por várias estruturas fonéticas, que são as palavras, as sílabas e, por fim, os fonemas
Durante todo ano letivo foram trabalhados diversos temas e foi possível observar que a aluna participou de todos os temas propostos com empolgação e entusiasmo, sempre trazendo novas experiências para incrementá-los.
Durante o ano, NOME DO ESTUDANTE assimilou os conceitos apresentados dentro dos campos de experiências trabalhados.
No campo de experiências Eu, o outro e o nós, a aluna consegue agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
Demonstrou empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. Comunica suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
A aluna é capaz de usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
NOME DO ESTUDANTE demonstra valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
Durante o ano letivo de 2022 foi possível verificar que a aluna ampliou as suas relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
No Campo de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação, é possível verificar que NOME DO ESTUDANTE consegue necessita de apoio para formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
A aluna ainda necessita de apoio para levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea ou copiando-as do quadro.
NOME DO ESTUDANTE consegue necessita de apoio para recontar histórias ouvida para produção de reconto escrito.É capaz de criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
No Campo de experiências: Corpo, gestos e movimentos, a aluna foi capaz de criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.Essa habilidade foi observada na atividade com músicas,, onde a aluna conseguiu imitar todas as expressões apresentadas nas músicas.
A aluna consegue coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Demonstrou controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Demonstrou habilidades em controlar e adequar o uso do seu seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Durante o ano letivo, a aluna adotou hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.
No Campo de Experiências Espaços, tempos, quantidades e relações foi possível verificar que a aluna necessita de apoio para relacionar os números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. NOME DO ESTUDANTE consegue contar oralmente objetos, pessoas, brinquedos e etc… em contextos diversos. Reconhece, Identifica, grafa os nuḿeros 0 a 10.
Alyce necessita de apoio para reconhecer, identificar e desenhar as formas geométricas nas mais diversas situações.
A aula é capaz de estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
Durante a janelinha do tempo, foi possível verificar que a aluna é capaz de observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
Durante as atividades de experiências realizadas durante o ano letivo, foi possível observar que a aluna é capaz de observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
No Campo de Experiências traços, sons, cores e formas, a aluna consegue reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre),e utilizá-las em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
A aluna consegue expressar-se por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
NOME DO ESTUDANTE consegue utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais e festas.
Podemos concluir que para esse período a aluna demonstrou um bom desenvolvimento global. Adquirindo novos conhecimentos, podendo melhorar ainda mais no próximo ano.
MODELO 8
O seguinte relatório visa avaliar o desenvolvimento das capacidades e competências dentro do eixos estruturantes da BNCC: as interações e as brincadeiras, por meio das habilidades desenvolvidas nos campos de experiências pelo (A) aluno(a) NOME DO ESTUDANTE durante este ano letivo.
Aspecto sócio emocional
Durante o ano letivo foi possível verificar que NOME DO ESTUDANTE o aluno apresentou um número elevado de faltas, sendo impossível registrar a sua evolução em alguns bimestres.
Ele trabalha muito bem em grupo, respeitando normas e regras com facilidade, seguindo rotina e demonstrando incrível habilidade para lidar com o outro.
Na linguagem oral ampliou seu repertório linguístico. Articula corretamente as palavras.Realiza reconto de histórias com facilidade,coerência dos fatos e canta.
Foi possível observar que NOME DO ESTUDANTE expressa nas brincadeiras seus mais diversos sentimentos e emoções, principalmente quando é possível trazer para as brincadeiras fatos vivenciados no cotidiano com a família, e isso é constante em seus momentos de diálogo.
com as bonecas ou com as amigas.
É autônomo e seguro para realizar as tarefas propostas, não necessitando da ajuda da professora nos conceitos que já conhece. Durante o ano foi possível verificar que o aluno gosta de auxiliar as professoras na arrumação da sala após as atividades.
NOME DO ESTUDANTE participa das atividades propostas,opinando, dialogando e interagindo com a turma.
Aspecto psicomotor
Ao longo do ano, foi possível verificar que o aluno demonstra facilidade em desenvolver as atividades de motricidade ampla: salta, corre, sobe e desce obstáculos com desenvoltura e habilidade.
Sua coordenação motora fina das mãos e dos dedos continua em um bom nível de desenvolvimento, o que demonstra no traçado de linhas e círculos e mesmo no manuseio dos demais materiais, o aluno realiza a pegada do lápis corretamente.
Aspecto cognitivo
NOME DO ESTUDANTE já reconhece o próprio nome e o escreve sem apoio da ficha. Identifica o nome de outros colegas da turma, reconhecendo inclusive a letra inicial. Com auxílio da ficha do nome, o aluno consegue identificar e grafar o seu seu sobrenome.
Durante o ano, foram trabalhadas as letras do alfabeto nas atividades propostas. Foi possível verificar que o aluno reconhece, identifica e grafa algumas letras do alfabeto.
Através das atividades de consiência fonológica realizadas durante o ano, foi possível verificar que o aluno é capaz de perceber os sons da fala e manipulá-los. Ou seja, ele consegue compreender que a linguagem oral é formada por várias estruturas fonéticas, que são as palavras, as sílabas.
Durante todo ano letivo foram trabalhados diversos temas e foi possível observar que o aluno participou de todos os temas propostos com empolgação e entusiasmo, sempre trazendo novas experiências para incrementá-los.
Durante o ano, NOME DO ESTUDANTE assimilou os conceitos apresentados dentro dos campos de experiências trabalhados.
No campo de experiências Eu, o outro e o nós, o aluno consegue agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
Demonstrou empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. Comunica suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
o aluno é capaz de usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
NOME DO ESTUDANTE demonstra valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
Durante o ano letivo de 2022 foi possível verificar que o aluno ampliou as suas relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
No Campo de experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação, é possível verificar que NOME DO ESTUDANTE consegue formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. Essa habilidade foi verificada nos momentos da roda de conversa, onde o aluno sempre comunicava suas ideias e fazia perguntas.
O aluno consegue levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea ou copiando-as do quadro.
NOME DO ESTUDANTE consegue recontar histórias ouvida para produção de reconto escrito.É capaz de criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
No Campo de experiências: Corpo, gestos e movimentos, o aluno foi capaz de criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.Essa habilidade foi observada na atividade com músicas,, onde o aluno conseguiu imitar todas as expressões apresentadas nas músicas.
O aluno consegue coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Demonstrou controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Demonstrou habilidades em controlar e adequar o uso do seu seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Durante o ano letivo, o aluno adotou hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.
No Campo de Experiências Espaços, tempos, quantidades e relações foi possível verificar que o aluno relaciona números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. NOME DO ESTUDANTE consegue contar oralmente objetos, pessoas, brinquedos e etc… em contextos diversos. Reconhece, Identifica, grafa os nuḿeros 0 a 10.
Reconhece, identifica e desenha as formas geométricas nas mais diversas situações.
O aluno é capaz de estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
Durante a janelinha do tempo, foi possível verificar que o aluno é capaz de observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
Durante as atividades de experiências realizadas durante o ano letivo, foi possível observar que o aluno é capaz de observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
No Campo de Experiências Traços, sons, cores e formas, o aluno consegue reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre),e utilizá-las em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
O aluno consegue expressar-se por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidim
ensionais e tridimensionais.
NOME DO ESTUDANTE consegue utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais e festas.
Podemos concluir que para esse período o aluno demonstrou um bom desenvolvimento global. Adquirindo novos conhecimentos, podendo melhorar ainda mais no próximo ano.