5 Atividades Para o Natal De Acordo com a BNCC

Atividades de Natal de acordo com a BNCC

Existe momento no ano mais festivo que as comemorações natalinas? O Natal é um dos eventos mais familiares do Brasil e do mundo. Veja como usar este tema encantado em sala de aula com estas atividades  voltado para educação infantil e séries iniciais. Confira!

O que é o natal?

Natal ou Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão comemorado anualmente em 25 de dezembro (nos países eslavos e ortodoxos, cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro). A data é o centro das festas de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal, que dura doze dias.

Originalmente destinada a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis),a festividade foi ressignificada pela Igreja Católica no século III para estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano[6][7][8] e então passou a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.

Embora tradicionalmente seja um dia santificado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, visco, presépios e ilex. Além disso, o Papai Noel (conhecido como Pai Natal em Portugal) é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças.

Como a troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade econômica entre cristãos e não cristãos, a festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para os varejistas e para as empresas. O impacto econômico da comemoração é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo.

Objetivo de se trabalhar o natal na educação infantil?

O Natal, além de uma data comemorativa, é um feriado simbólico para todos os cristãos e mesmo algumas culturas não-cristãs. É quando comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, messias do cristianismo.

Nesta data, as famílias costumam se reunir para matar as saudades, orar juntos, trocar presentes, dividir fartas refeições compostas por comidas típicas e descansar.

Para as crianças, é uma data muito especial, pois no simbolismo do Natal, o Papai Noel recompensa com presentes as crianças que tiveram bom comportamento e é quando ela pode interagir mais com seus familiares.

Contudo é importante atentar para a condição social de seus alunos, vistos que muitas famílias não têm condições de comprar presentes para seus filhos e por isso não incentivamos este aspecto da simbologia natalina.

As atividades a seguir, tem como objetivos:

  • Desenvolver a imaginação, a capacidade de abstração e interpretação;
  • Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
  • Trabalhar a linguagem oral e escrita, e o trabalho em equipe, Desenvolver raciocínio lógico;
  • Desenvolver coordenação motora;
  • Conhecer a simbologia e os significados do Natal e Incentivar a prática de bondade e solidariedade;

o Natal e a BNCC

A BNCC [Base Nacional Comum Curricular] prevê o estudo a respeito de festas religiosas”, lembra o especialista. A religião é uma dimensão legítima da cultura de um povo e, portanto, não pode ser ignorada pela escola.

As atividades a seguir estão de acordo com a BNCC.

  1. O EU, O OUTRO E O NÓS   

Squishy Natalino Super Fácil de Fazer 

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

Nesta atividade você pode criar juntos com os alunos squishys natalinos. Você pode aproveitar e conversar sobre os símbolos do natal

 

 

 

 

 

2. CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

Desenho da árvore de natal utilizando pregador e algodão

Esta atividade que proporciona a liberdade de expressão da criança, explora a criatividade, imaginação e as cores, além de desenvolver o controle da preensão dos pequenos músculos e o tema natal

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

 

3. TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

Atividade de Natal com forminhas  e cola colorida.

Está atividade tem como objetivos: desenvolver a coordenação motora fina, reconhecimento, identificação da forma geométrica triângulo e o tema natal.

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

4. ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

Contos de natal narrados

Contar para as crianças esses contos de natal e incentivar que eles elaborem um peça teatral em cima dessas histórias.

(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

(EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.

 

5. ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

Atividade de número e quantidade com o tema Natal

Está atividade vai trabalhar números e quantidades de forma lúdica com o tema natal.

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply