Modelo de Relatório Ensino Remoto

 RELATÓRIO DESCRITIVO– ENSINO REMOTO

O presente relatório visa descrever o _____º Bimestre de 2021 da turma do _________

As aulas iniciaram no dia _________ em sistema de Ensino Remoto por força do Decreto Municipal n.º 2____________ e subsequentes que dispõem sobre o enfrentamento da propagação COVID-19.

O __________ com orientação da Secretaria Municipal de Educação ofertou apostilas com atividades impressas, elaboradas pelos professores, aos responsáveis, destinados a crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses), entregues quinzenalmente presencial na unidade escolar.

O trabalho desenvolvido foi norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), distribuído entre os Campos de experiências “Eu, o outro e nós”, “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, “Escuta, fala, pensamento e imaginação”, “Corpos, gestos e movimentos”, “Traços, sons, cores e formas”.

Durante esse período de ensino remoto, o meio de comunicação usado foi o celular

pelo aplicativo WhatsApp, através de um grupo criado pelo professor da turma, com a participação da Direção da unidade escolar, Coordenação e os Responsáveis dos alunos. As segundas, quartas e sextas-feiras, no horário das _________. Porém, os responsáveis sempre tiveram a liberdade de enviar o retorno das atividades a qualquer horário do dia, de acordo com a sua disponibilidade.

O planejamento quinzenal foi desenvolvido de acordo com os temas sugeridos pela Secretaria Municipal de Educação, com orientações às famílias, sempre respeitando os direitos de aprendizagem: “Conviver”, “Participar”, “Brincar”, “Conhecer-se”, “Explorar, “Expressar”, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e a faixa etária das

crianças. O trabalho foi baseado no sentido de mobilizar os familiares para o desejo de aprender na perspectiva da construção de sua autonomia, mesmo em tempos adversos.

Os temas abordados durante o bimestre foram: “______________________.

Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento trabalhados de acordo com os campos de experiências foram:

Eu, o outro e nós.

Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.

Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com as crianças e adultos.

Corpo, Gestos e Movimentos.

Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar e dançar) combinando movimentos e orientações.

Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.

Traços, Sons, Cores e Formas.

Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais para acompanhar diversos ritmos de música.

Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas,canções, músicas e melodias.

Utilizar materiais variados com possibilidades (argila, massa de modelar) explorando formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos diferenciando a escrita de ilustrações e acompanhando com orientação do adulto

leitor a direção da leitura de cima para baixo da esquerda para a direita.

Dialogar com crianças e adultos expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.

Espaços, Tempos Quantidades, Relações e Transformações.

 

Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa e tamanho).

Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento e chuva).

Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima,embaixo, acima, abaixo, entre e do lado, durante e depois).As orientações eram feitas através de vídeos, textos, imagens ou áudios, com uma narrativa de fácil entendimento e sugestões de atividades que estimulassem o desenvolvimento dos alunos. Os responsáveis exercendo um papel muito importante, de mediador, enviando uma devolutiva também de áudios, vídeos e fotos no grupo de WhatsApp da turma. Este retorno é muito significativo, é uma maneira de acompanhar o desenvolvimento das crianças, mesmo de forma virtual, vendo o crescimento deles, mantendo vínculo com os familiares, buscando diminuir a distância, tirando dúvidas e contribuindo para a saúde emocional de todos.

 

 

 

 

Leave a Reply