Planejamento com o tema Curiosos por Natureza

ASSUNTO DA QUINZENA: Curiosos por Natureza

Professora: __________________________________  Turma: ______________ Quinzena:________________

Atividades:

  • Desenho mágico: A criança irá fazer  um desenho em um guardanapo de papel  e depois colocá-lo em um recipiente  com água  para  a mágica acontecer.
  • Tinta guache e barbante :Entregar uma folha de papel sulfite para cada criança e peça que utilizem na horizontal. Disponibilizar pedaços de barbante de diferentes tamanhos
  • Desenho com cola colorida: As crianças deverão desenhar na folha colorida com cola colorida.A lei dos corpos em queda: a criança a criança subir  na cadeira e  escolher uma duplas de objetos e começou a testar ( a jogar no chão) Depois de todas as duplas testadas as crianças devem responder às seguintes perguntas : qual objeto cai mais rápido no chão?, qual objeto demorou mais para cair no chão?
  • Carimbo com barbante: As crianças deverão desenhar utilizando a técnica do carimbo de barbante.Carimbo de algodão:  As crianças deverão desenhar utilizando um pregador e um pedaço de algodão.
  • Trabalhando densidade: Leve ou pesado? Realizar com  as crianças a experiência da densidade. Para essa atividade ,vamos precisar de 3 ingredientes: água ,sal,óleo de cozinha,um copo de vidro transparente.A criança deverá registrar no caderno os ingredientes desta experiência e desenhá-la. Deverá estar atenta…tudo que for para o fundo do copo é mais pesado. que for para cima é mais leve.
  •  Pintura com papel crepom: Corte em pedaços o rolo de papel crepom, umedeça na água e pressione na folha brancaPintura no papel amassado: A criança deverá amassar e desamasse o papel, depois pinte por cima.
  • Explosão de cores utilizando M & M:Fazer  experiência com comida é a coisa mais legal que tem. E dessa vez, é com chocolate! E não precisa se preocupar com produtos químicos, pois só serão utilizados três ingredientes: água, M&Ms e um prato.
  • Pintura secreta: Desenhe com giz de cera branco ou vela na folha branca e depois passe tinta guache com uma cor forte por cima. O desenho secreto aparecerá na pintura.Pintura espelhadas:Pinte com cola colorida ou tinta guache, dobre a folha ao meio e abra novamente. Você verá que a pintura ficará igual dos dois lados da folha.
  • Boia ou afunda? Realizar com as crianças a experiência do boia ou afunda c
  •  Pintura com lã de aço: Desenhe em uma folha de revista, recorte e coloque em cima de uma folha branca. Em seguida passe a lã de aço em toda a borda do desenho e você verá que a tinta da revista passará para o papel e deixará o contorno do desenho neste.
  • Pintura com palito de picolé: Pegue uma folha colorida, cubra-a com guache de uma cor diferente e depois faça um belo desenho com o palito de picolé. Você verá que a cor do papel aparecerá onde você passou o palito de picolé.
  • Florzinhas que se abrem
  • Construindo uma lupa: Cada criança irá construir a sua lupa para isso, ela irá precisar de :
  • Coagem: Colagem utilizando folhas caídas do chão
  • Massa de modelar: Realizar a receita da massinha de modelar com as crianças
  • Experiencia do vendaval: realizar a experiencia do vendaval utilizando água , vinagre e detergente

 

DIREITOS DE   APRENDIZAGEM

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

( x  ) CONVIVER

( x  ) PARTICIPAR

( x  ) BRINCAR

( x  ) CONHECER-SE

( x  ) EXPLORAR

(  x ) EXPRESSAR

( x )  O eu, o outro e o nós

 

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

( x  )  Corpo, gestos e movimentos

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

( x  )  Traços, sons, cores e formas

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

(EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

( x  )  Escuta, fala, pensamento e imaginação

 

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

( x  )  Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

     

 

Leave a Reply