HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS NO VLOG AULA – JOGO DE TABULEIRO E PLANEJAMENTO PARA BAIXAR!
No Vlog Aula desta semana, mergulhamos no clássico conto dos Três Porquinhos 🐷🐺 com uma série de atividades lúdicas e tecnológicas que envolveram toda a turma!
Começamos com a Hora da História, onde contei a história dos “Três Porquinhos” utilizando slides no computador. As crianças ficaram super animadas e prestaram muita atenção! Após isso, realizamos uma Roda de Conversa, onde elas puderam compartilhar suas impressões, contar o que mais gostaram e até se identificar com os personagens.
Em seguida, fizemos a atividade Verdadeiro ou Falso. Fiz perguntas sobre a história, e as crianças levantavam o polegar para cima ou para baixo, de acordo com a resposta. Foi uma maneira divertida de trabalhar a compreensão e o raciocínio lógico.
Depois, partimos para o jogo “Quem Vai Chegar Primeiro?”, onde criei um tabuleiro com os personagens da história e quadrados nas cores vermelha, amarela e azul. As peças do jogo eram tampinhas de garrafas PET, e usamos uma roleta de cores no site Wordwall no lugar do dado. As crianças adoraram e foi uma excelente forma de trabalhar as cores e a coordenação motora! 🎲🌈
Outra atividade que fez sucesso foi a Atividade de Sopro. Amarrei um barbante no armário e colei uma casa nele. As crianças fingiam ser o lobo, soprando o copo até ele chegar ao final do barbante. Essa atividade ajudou a trabalhar a força do sopro e a noção de causa e efeito. 🌬️
Para finalizar, montei uma mesa de faz de conta com diversos eletrodomésticos de brinquedo, onde as crianças puderam recriar as casas dos porquinhos e brincar de casinha. 🏠
Você pode estar se perguntando: “O que tudo isso tem a ver com tecnologia?” Todas essas atividades foram cuidadosamente planejadas para desenvolver o Pensamento Computacional e explorar o Mundo Digital, conforme os objetivos da BNCC. Além disso, trabalhamos habilidades essenciais como a compreensão de decisões em dois estados (verdadeiro ou falso), identificação de dispositivos computacionais, coordenação motora, percepção espacial e pensamento crítico.
No blog, você pode baixar o planejamento completo, a história e o tabuleiro do jogo para aplicar essas atividades em sua sala de aula!
Plano de Aula: Três Porquinhos no Vlog Aula
Eixos da BNCC:
- Pensamento Computacional
- Mundo Digital
Objetivos de Aprendizagem:
- EI03CO06 – Compreender decisões em dois estados (verdadeiro ou falso).
- EI03CO09 – Identificar dispositivos computacionais e as diferentes formas de interação.
Campos de Experiência da BNCC:
- Corpo, gestos e movimentos.
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
- Escuta, fala, pensamento e imaginação.
- Eu, o outro e o nós.
Habilidades da BNCC:
- (EI03CG01) Participar de brincadeiras e atividades que envolvam força, equilíbrio e coordenação motora.
- (EI03ET03) Experimentar diferentes formas de movimento, desenvolvendo a coordenação motora e a percepção espacial.
- (EI03ET01) Experimentar e utilizar diferentes tecnologias digitais de forma autônoma e criativa.
- (EI03ET04) Relacionar características dos personagens da história com cores e formas, desenvolvendo a percepção visual e criatividade.
- (EI03EF03) Estabelecer relações entre histórias lidas ou contadas e situações vividas pela criança.
- (EI03EF01) Participar de situações de leitura e apreciação de textos literários, demonstrando escuta atenta e interesse.
- (EI03CG02) Expressar, por meio do movimento, sensações e ritmos corporais diversos.
- (EI03EF04) Participar de jogos e brincadeiras que envolvam regras simples, desenvolvendo o pensamento crítico.
Atividades:
- Hora da História:
- Atividade: Contar a história dos “Três Porquinhos” utilizando slides no computador.
- Roda de Conversa:
- Atividade: Realizar uma roda de conversa sobre a história dos “Três Porquinhos”, discutindo os personagens e as lições aprendidas.
- Verdadeiro ou Falso:
- Atividade: Entregar plaquinhas de “Verdadeiro” ou “Falso” para as crianças responderem perguntas sobre a história, estimulando a compreensão e o raciocínio lógico.
- Jogo “Quem Vai Chegar Primeiro?”:
- Atividade: Criar um jogo de tabuleiro com os personagens da história dos “Três Porquinhos” e utilizar uma roleta de cores no site Wordwall. As crianças giram a roleta e avançam com o personagem da cor sorteada. Vence quem chegar primeiro à casa.
- Faz de Conta:
- Atividade: Organizar uma mesa com diversos eletrodomésticos de brinquedo para que as crianças recriem as casas dos porquinhos e brinquem de casinha.
- Atividade de Sopro:
- Atividade: Amarrar um barbante entre um armário e outro ponto de apoio. Colar uma casinha em um copo sem fundo e posicioná-lo no barbante. A criança será o lobo e soprará o copo até ele chegar ao final do barbante, simulando o ato de derrubar a casa dos porquinhos.
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Sobre a Autora
Professora Carolina Palhas é uma entusiasta da educação infantil e tecnologia. Com mais de 11 anos de experiência, ela compartilha suas ideias e planos pedagógicos em seu blog e Instagram, ajudando professores e mães a promoverem um aprendizado significativo e divertido para as crianças.
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