Na sala de aula tem sempre pequenas tarefas que podem ser feitas pelas crianças, valorizando-as , ao mesmo tempo que oportuniza responsabilidades e desenvolve a cooperação. Para essas tarefas temos a colaboração do AJUDANTE DO DIA.
É interessante fazer um crachá de Ajudante do Dia (pode ter ou não o nome da criança, ou só a palavra AJUDANTE, em letras coloridas e alegres), para que ele possa ser identificado pelos colegas que precisarem de alguma ajuda, valorizando sua colaboração e fortalecendo a confiança entre os alunos.
De um modo geral, as crianças gostam da tarefa, mas se alguma não quiser participar não deve ser forçada, seu desejo de não ser Ajudante deve ser respeitado sem maiores perguntas. (não pergunte por que ou faça sermão, pois, provavelmente, no decorrer do ano a criança mudará de ideia e sua colaboração deverá ser aceita, também sem indagações do porque da mudança).
Deve ser feita uma escala de participantes e, se possível colar em um local visível da sala de aula, para que se saiba quem é o Ajudante do dia e também da próxima aula.
Ao começar o ano letivo a professora poderá fazer uma roda de conversa e explicar a necessidade de ter um Ajudante na sala, e que cada dia será uma criança diferente, este poderá ser estabelecida pela ordem alfabética dos nomes dos alunos, explicar também as funções do Ajudante do Dia.
Dica 1:
Realize um diálogo com a turminha e fale um pouco sobre a importância do ajudante do dia na sala de aula. Aproveita a oportunidade e confeccione um painel com as atribuições do ajudante e afixe em um local de fácil acesso.
Dica 2:
Confeccione para incentivar o aluno ajudante do dia, um acessório de uso como: Avental ou crachá ou plaquinha ou chapeuzinho etc. De modo que ao receber qualquer visita, esta perceba a existência do ajudante na sala.
Dica 3:
Encarregue o ajudante do dia a realizar ações/responsabilidades diárias junto aos coleguinhas, com a chamadinha, a fila do lanche, incentivar a limpeza da sala etc.
Construção da autonomia
E o que isso tem que ver com autonomia? Quase tudo, à medida que a definimos como a capacidade de tomar decisões por si, levando em conta regras, valores, reconhecendo o próprio espaço e o do outro. Por isso, são tão importantes as regras e os combinados que estabelecemos com os pequenos, pois explicitam, de certa maneira, o funcionamento da escola e as normas de conduta necessárias ao convívio social do grupo.
Ao compreendermos que o crescimento pessoal implica construção da identidade e da autonomia, nossas intervenções passam a considerar as dimensões individual e coletiva, isto é, ao mesmo tempo que respeitamos e buscamos atender as características e as necessidades de cada criança, consideramos a importância da convivência entre elas e as aprendizagens que dela decorrem.
Progressivamente, as interações acontecem de fato e os alunos passam a atuar de maneira cada vez mais autônoma. Não é à toa que o eixo Identidade e Autonomia é considerado conteúdo transversal. Sem dúvida, ele perpassa todos os demais conteúdos, como se representasse o fio da costura.
Quem gosta do material pode ajudar compartilhando os links do blog e via pix com qualquer valor, obrigada a todos! Chave pix [email protected]
OBSERVAÇÃO: Esse material é feito exclusivamente por mim! O material é para uso educacional e gratuito e somente pode ser compartilhado através do link desta postagem! Qualquer forma de copiar esse material e compartilhar em PDFS ou imagens e sem consentimento constitui crime, pela lei de direitos autorais!
Como você pode salvar as imagens?
Clica com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção abrir em uma nova guia.
Clique novamente com o botão direito do mouse em cima da imagem que foi aberta, na nova guia, e escolha a opção “salvar imagem como…” ou a opção copiar a imagem e neste caso você deve colar no local desejado.
Como baixar o PDF?
Clique no link “Clique aqui para baixar o arquivo em PDF” e o download irá começar automaticamente.
Como adicionar texto em imagem?
Veja ao vídeo abaixo aprenda a colocar o nome dos seus alunos no crachá
Clique aqui para baixar o arquivo em PDF