Manual para a organização do tempo na educação infantil
Atividades Permanentes
As atividades permanentes são aquelas que ocorrem regularmente e são planejadas objetivando a familiarização das crianças sobre um assunto ou conteúdo. São permanentes porque pressupões um tempo mais longo de modo que possibilitem a compreensão e a formação de hábitos e posturas. “Todas as atividades permanentes do grupo contribuem, de forma direta ou indireta, para a construção da identidade e o desenvolvimento da autonomia, uma vez que são competências que perpassam todas as vivências das crianças.
Algumas delas, como a roda de conversas e o faz-de-conta, porém, constituem-se em situações privilegiadas para explicitação das características pessoais, para expressão dos sentimentos, emoções, conhecimentos, dúvidas e hipóteses quando as crianças conversam entre si e assumem diferentes personagens nas brincadeiras.” “)
A oferta permanente de atividades diversificadas em um mesmo tempo e espaço é uma oportunidade de propiciar a escolha pelas crianças. Organizar, todos os dias, diferentes atividades, tais como cantos para desenhar, para ouvir música, para pintar, para olhar livros, para modelar, para jogos de regras etc., auxilia o desenvolvimento da autonomia”. (RCNs, vol 2, pág. 62
A sequência de atividades é o trabalho pedagógico organizado em uma determinada ordem, que prevê etapas, durante o período planejado e estruturado pelo professor. Foca um mesmo conteúdo, de maneira a priorizar a progressão de atividades referentes à mesma temática e, assim, desenvolver novas aprendizagens ou aprofundar as existentes. A sequência didática tem duração variável, podendo ser utilizada em dias ou até semanas. Tudo dependerá da complexidade, do assunto em foco.
Geralmente, é utilizada para trabalhar temas, conteúdos ou assuntos mais específicos. Na prática a organização de uma sequência de atividades pode ser utilizada, por exemplo, para ampliar as informações sobre um determinado animal, conhecido por meio da leitura de um livro novo e que despertou muita curiosidade nas crianças.
Os projetos são projeções de sequências de ações. Um projeto é um plano com características e possibilidades de concretização. Dessa maneira, trabalhar com projetos implica, a partir do contexto vivenciando, delimitar um problema e propor estratégias e sequências de ações com objetivos gerais e específicos, os quais resultarão sempre em um produto final a ser compartilhado.
Para utilizar projetos com crianças pequenas, é preciso rever a ideia dos projetos didáticos escolares, uma vez que, certamente, os bebês, diferentemente dos alunos maiores, não 25 delimitarão conjuntamente com o professor, uma problemática de interesse coletivo para resolução. No entanto, o olhar atento e a leitura do professor sobre a realidade vivenciada pelos bebês poderão diagnosticar temas riquíssimos para a proposição de projetos. A duração dos projetos pode variar em curto, médio e longo prazo, podendo ser contínuos ou descontínuos.
Geralmente, a estruturação de um projeto prevê a seguinte sequenciação:
Tema;
Delimitação do problema;
Justificativa;
Objetos (gerais e específicos)
Conteúdos;
Estratégias e procedimentos;
Materiais e recursos necessários;
Cronograma;
Avaliação;
Conclusão/Culminância